Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2018 > 04 > Começam as inscrições para os auxílios moradia e transporte

Começam as inscrições para os auxílios moradia e transporte

Estudantes devem se inscrever, por meio do Suap, entre 16 e 27 de abril
por Clébio Melo publicado: 16/04/2018 12h07 última modificação: 27/04/2018 18h31
Inscrições são online, pelo Sistema Unificado de Administração Pública - Suap

Os estudantes do IFPB - Campus Sousa já podem se inscrever para concorrer aos auxílios moradia e transporte deste ano. O departamento de Assistência Estudantil (DAE) publicou, nesta segunda-feira (16), o edital do processo. As inscrições vão até o dia 27 e abril e deverão ser feitas online, somente por meio do Sistema Unificado de Administração Pública - Suap.

No processo deste ano, estão sendo oferecidas 320 bolsas para as duas modalidades de auxílio. Em comparação aos editais anteriores, houve alteração no valor pago referente à moradia. "A maioria dos estudantes que pleiteiam esse auxílio vem de localidades distantes. Identificamos a real necessidade do aumento do valor pago do auxílio moradia, tendo em vista que a despesa que o estudante tem não é apenas o valor do aluguel", justificou Andreza Silva, chefe do DAE. As vagas são para ampla  concorrência e para pessoas com deficiência. Os valores ficaram assim:

1. Transporte Municipal (Sousa) - R$ 50;
  2. Transporte Intermunicipal - R$ 100;
  3. Moradia - R$ 300.

Além dos auxílios moradia e transporte, o DAE lembra que o Campus Sousa já fornece alimentação para todos os estudantes nos refeitórios das unidades Sede e São Gonçalo.

Para concorrer aos auxílios, os estudantes precisam estar regulamente matriculados nos cursos presenciais do Campus Sousa. De acordo com o edital, os Programas de Assistência Estudantil são destinados, prioritariamente, a aqueles em situação de vulnerabilidade social, cuja renda bruta familiar por pessoa da casa seja, menor ou igual a 1,5 (um e meio) salário mínimo vigente.

A seleção para as vagas se dará em três etapas, sendo a primeira delas a inscrição via Suap. "Os estudantes deverão anexar todos os documentos elencados no edital, de acordo com a situação socioeconômica familiar deles", explicou Rayssa Almeida, assistente social do Campus. Rayssa dá, ainda, a dica de que utilizem celulares smartphones para registrar os documentos em fotografias para o envio pelo Sistema. A ausência de qualquer documento exigido implicará no indeferimento do aluno no processo seletivo.

O Departamento de Assistência Estudantil também programou dois plantões para o esclarecimento de dúvidas dos estudantes nas unidades Sede (dia 17, no auditório, às 13h30) e São Gonçalo (dia 19, no auditório, às 13h30)As atividades serão conduzidas pelas estagiárias do setor de Serviço Social. "Na oportunidade, os estudantes interessados receberão informações importantes sobre a etapa de inscrição. Saliento que esta atividade é complementar à leitura do edital, que o candidato deverá realizar", lembra Rayssa. As dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail servicosocial.sousa@ifpb.edu.br.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa