Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 11 > I Quitassato discute ferramentas pedagógicas no ensino de química

I Quitassato discute ferramentas pedagógicas no ensino de química

Palestra foi com o ex-professor do Campus Sousa, Marcelo Rodrigues
por Clébio Melo publicado: 30/11/2017 10h32 última modificação: 02/12/2017 00h02
Professor Marcelo Rodrigues (IFPB - Campina Grande) fala sobre situações-problema no ensino de química

O curso superior de Licenciatura em Química do IFPB - Campus Sousa realiza, nesta semana, a I Quitassato. O evento foi criado para discutir os desafios do ensino da disciplina nas escolas. Uma das palestras da programação foi sobre a utilização do recurso pedagógico "situação-problema" para avaliações e no trabalho dos conteúdos. O convidado foi o ex-professor do Campus Sousa, Marcelo Rodrigues, doutor em química inorgânica. Hoje, ele trabalha no Campus Campina Grande.

Durante a exposição, Marcelo apresentou exemplos de questões de vestibulares que considera ineficientes para despertar o interesse dos estudantes e apresentou como solução uma ferramenta da pedagogia. Na situação-problema, o professor seleciona um recorte do cotidiano do estudante e propõe desafios para que ele resolva determinada questão. Para tanto, é necessário estimular mais o pensamento, pesquisar, confrontar informações, tomar decisões, mobilizar esquemas e conceitos, etc.

Para os professores de química, a prática desse recurso ainda é pouco utilizada nas aulas das ciências. Na visão de Marcelo, as instituições da Rede Federal saem na frente porque os conteúdos dialogam com maior facilidade. "Você não vai conseguir encontrar algo que transforme todo mundo em sala de aula para amar a química. O que vale é o professor sair da zona de conforto e testar propostas", disse.

A utilização de métodos diversificados para atrair a atenção dos alunos é incentivada pela equipe de pedagogia do Campus Sousa. "Toda estratégia que o professor lança mão e que dá resultados positivos significa que é viável. A situação-problema é uma delas, pois traz para o estudante questões reais", falou Francinaide Souto, coordenadora pedagógica.

Todas as atividades são desenvolvidas na unidade Sede do Campus. Durante a tarde, acontecem minicursos com professores de outras áreas do Campus, de outras unidades do Instituto e ex-alunos. O período da noite é reservado para palestras e exposições de trabalhos científicos, como a que aconteceu nesta quarta-feira (29), no pátio da unidade. "Foi um trabalho que foi pensado desde maio. É a primeira das muitas que virão e a ideia é ser um evento de maior grandeza," comentou o coordenador do curso de Química, Aurino Arruda Campos.

A I Semana Quitassato termina nesta quinta-feira (30) com uma palestra sobre inclusão e uma atração musical.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa