Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 11 > Campus Sousa realiza curso de capacitação para educadores

Campus Sousa realiza curso de capacitação para educadores

Atividade do Núcleo Clima de Extensão foi com foco no semiárido
por Clébio Melo publicado: 12/11/2017 23h28 última modificação: 30/11/2017 10h32
Exibir carrossel de imagens Foto: Núcleo Clima Educadores aprenderam sobre a importância da vegetação nativa do semiárido

Educadores aprenderam sobre a importância da vegetação nativa do semiárido

Pela segunda vez, professores de escolas do alto sertão paraibano tiveram a oportunidade de participar de um curso de capacitação oferecido pelo Núcleo de Extensão Clima, do IFPB - Campus Sousa. O evento, intitulado "Sementes do Amanhã", foi criado com o objetivo de fornecer a educadores novas ferramentas de ensino sobre as peculiaridades climáticas da região.

Durante três dias, entre 08 e 10 de novembro, as atividades foram concentradas na unidade São Gonçalo e no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). A programação foi pensada para discutir como despertar o interesse dos jovens no semiárido. Palestras, rodas de conversa, oficinas e aulas práticas envolveram os cerca de vinte participantes.

A professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mariana Moreira, foi convidada para falar sobre a convivência com o semiárido numa perspectiva mais humana. Ela fez um apanhado histórico sobre como a região é vista e tratada no Brasil e disse que uma mudança de postura é fundamental. "É preciso pensar programas governamentais de caráter permanente que pensem a estratégia de desenvolvimento da região, abandonando essas relações tradicionais de poder e instituindo outros caminhos que eliminem a miséria e a pobreza," destacou.

Em visita ao viveiro de mudas do Campus Sousa, os educadores participantes do curso receberam orientações sobre espécies de árvores nativas da caatinga e como reproduzi-las. A programação foi encerrada na última sexta-feira (10), com a oficina "Educando no semiárido nordestino". "A gente precisa fazer com que as pessoas que moram aqui se empoderem desse lugar. E temos que começar ajudando os professores a entender esse processo", disse Lúcia Mara Figueiredo, coordenadora do Núcleo Clima. Todos os participantes receberam certificados.

Semiárido - Neste ano, a região passou por nova delimitação geográfica para a inclusão de 54 municípios nordestinos. Hoje, o novo mapa do semiárido brasileiro tem 1.189 cidades em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Juntos, esses municípios concentram uma população superior a 25 milhões de habitantes numa região marcada pela irregularidade de chuvas e alto índice de aridez.

• Acesse AQUI a lista de cidades na nova delimitação do semiárido do Brasil.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do Ministério da Integração Nacional