Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 09 > Campus realiza evento no dia do técnico em agropecuária

Campus realiza evento no dia do técnico em agropecuária

Programação foi desenvolvida em ambientes da unidade São Gonçalo
por Clébio Melo publicado: 28/09/2017 10h47 última modificação: 28/09/2017 11h05
Exibir carrossel de imagens Técnicos formados no Campus Sousa falam dos caminhos trilhados na profissão

Técnicos formados no Campus Sousa falam dos caminhos trilhados na profissão

O Dia do Técnico em Agropecuária foi comemorado no IFPB - Campus Sousa com uma programação vasta realizada na última terça-feira (26). O evento, organizado por uma comissão específica do curso, foi desenvolvido em dois turnos e envolveu palestras e práticas no campo.

O início do evento aconteceu com um acolhimento no auditório da unidade São Gonçalo e um café da manhã. Em seguida, os jovens foram convidados a participar de práticas nos setores de bovinocultura e no viveiro de plantas. Nos ambientes, eles puderam conhecer melhor sobre extração e beneficiamento de própolis e de leite. Os professores explicaram como o trabalho do técnico em agropecuária não é restrito apenas às atividades no campo. "A agropecuária está diretamente ligada à vida, à saúde e à soberania dos povos em todos os momentos, de paz ou de guerra", lembrou a coordenadora do curso, Tatiana Gouveia.

A tarde foi reservada para a troca de experiências entre técnicos já formados no Campus e os alunos. Os convidados foram Cícero Fábio de Sousa Alvarenga (Emater-PB), Francisco Tibério de Araújo (IFPB) e Joserlan Moreira (IFPB). Eles narraram fatos de quando cursaram agropecuária e que caminhos seguiram na profissão. "A minha vida financeira dependeu e depende, até hoje, desse curso que fiz entre 2001 e 2003. Esse curso tem vários caminhos, basta acreditar e levá-lo a sério", aconselhou Cícero. As falas foram mediadas por Francisco Jocélio de Souza, que também se formou no curso, trabalha atualmente na área e é poeta. Ao fim do evento, mudas de árvores frutíferas e nativas da região foram distribuídas para os alunos.

Segundo a coordenação, o curso técnico em Agropecuária foi instituído em 1985, quando o atual Campus Sousa do IFPB era Escola Agrotécnica Federal de Sousa. Atualmente, quase cem estudantes estão matriculados nas modalidades integral e subsequente, de acordo com dados do Controle Acadêmico.

A área de atuação deste ramo é bem vasta, porém podem-se destacar algumas delas como: planejamento e acompanhamento da colheita e a pós-colheita, elaboração de projetos topográficos e de impacto ambiental, prestação de assistência técnica e atuação na administração rural. No que se refere a desenvolvimento de empreendimentos agrícolas próprios sua função é cultivar sistemas e plantios abertos ou protegidos, produzir mudas (viveiros) e sementes; já em institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento, o técnico, presta assistência no desenvolvimento de projetos tecnológicos agropecuários; dentre outros.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do CREA-PE

registrado em: ,