Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 08 > 62 anos: Campus Sousa recebe homenagem de vereadores

62 anos: Campus Sousa recebe homenagem de vereadores

Audiência pública aconteceu na Câmara Municipal de Sousa, nesta sexta (18)
por Clébio Melo publicado: 20/08/2017 13h20 última modificação: 30/08/2017 17h00
Exibir carrossel de imagens Lane Gadelha (IFPB), Eliezer Siqueira (IFPB) e o presidente da Câmara, Aldeone Abrantes

O IFPB - Campus Sousa completou, no último dia 09 de agosto, 62 anos de funcionamento no alto sertão da Paraíba. Vários eventos foram programados para comemorar a data. Nesta sexta-feira (18), uma audiência pública aconteceu na Câmara de Vereadores de Sousa para dar ênfase à importância da instituição na região sertaneja. A iniciativa  foi do vereador Cacá Gadelha.

Ao longo de quase toda a manhã, vereadores e integrantes da equipe do Campus Sousa se revezaram na tribuna para falar, sobretudo, das conquistas alcançadas ao longo de seis décadas para a região. Cacá Gadelha fez um apanhado histórico do Campus, desde que funcionava com outros nomes até os dias atuais. "Nós estamos sempre a torcer pelo crescimento dessa instituição. É importante nós continuarmos a cobrar dos nossos representantes em Brasília para que possam enviar recursos e que o IFPB se transforme numa instituição cada vez mais abrangente", disse.

A fala do vereador introduziu o discurso do diretor de administração e planejamento do Campus, Valderedo Alves. Ele usou do tempo para contextualizar a situação pela qual passam as instituições públicas de ensino do país, devido à crise econômica, e pediu que os parlamentares locais possam defender o envio de recursos federais por meio dos deputados em Brasília. "Necessitamos de recursos financeiros para reestruturar nossos laboratórios, cursos técnicos e superiores, a estrutura física, para tudo. Estamos passando por um momento econômico crítico", destacou.

Mas a audiência pública, transmitida pela internet e por uma emissora de rádio, foi marcada pelos depoimentos que confirmam a força da instituição. O ex-diretor-geral e atual chefe do Departamento de Assistência Estudantil, Francisco Cicupira, lembrou que o atual Instituto enfrentou e venceu várias crises ao longo da trajetória. "É uma história longa, bonita e de sucesso. Mas, temos a necessidade de lutar por mais. Nossa escola tem uma musculatura suficiente e um potencial para superar a crise", falou.

O atual diretor-geral, Eliezer Siqueira, citou aspectos mais recentes que diferenciam o Campus Sousa das demais instituições de ensino no estado, como as oportunidades que os estudantes têm de participar, com frequência, de congressos e visitas técnicas, o conceito máximo recebido pelo curso de Educação Física e o Festival de Intérpretes de Música Popular realizado por diversos campi. "São esses exemplos de luta, de enfrentamento das nossas dificuldades, que fazem a gente acreditar no fortalecimento da nossa instituição. As pessoas que estão lá têm a seriedade no que fazem", ressaltou.

Jaciara Saraiva, estudante dos cursos técnico de agropecuária e superior em Química, foi responsável por representar o corpo discente. No discurso que fez para vereadores, professores e colegas, fez questão de evidenciar que a formação oferecida pelo Campus Sousa vai além do aspecto acadêmico. "Lá, a gente não se limita a, apenas, educar pessoas, a formá-las em determinadas áreas, mas, sim, a formar pessoas. Posso dizer, com certeza, que não fui só aluna do IFPB, mas compus a família IFPB", declarou.

Durante toda a audiência pública, a orquestra Tom da Terra, do Campus Sousa, executou músicas e foi aplaudida pelos presentes. No fim do evento, vereadores se comprometeram a lutar por mais verbas para a instituição e auxílio do poder público municipal para melhorar as condições de acesso no entorno das unidades que compõem o Instituto na cidade. "Essa sessão, com essa magnitude, objetiva dizer que a Câmara Municipal de Sousa está entrelaçada com o IFPB, para o que der e vier", finalizou o presidente da Casa, Aldeone Abrantes.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa