Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Professores participam de eventos sobre Medicina Veterinária

Professores participam de eventos sobre Medicina Veterinária

Palestras foram organizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária
por Clébio Melo publicado: 14/06/2017 21h30 última modificação: 14/06/2017 21h30
Exibir carrossel de imagens Foto: Assessoria de Comunicação CRMV/PB Ana Lucélia de Araujo (IFPB - Campus Sousa) falou sobre a dor em pequenos animais. Ao lado, o professor Adriano Fernandes (UFCG).

Dois professores do IFPB - Campus Sousa foram convidados para participar de eventos organizados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, em Campina Grande, na semana passada. As atividades fizeram parte de um programa de educação continuada do CRMV/PB para o aperfeiçoamento dos profissionais da área.

Ana Lucélia de Araújo é professora ligada ao curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal. Ela ficou responsável por uma palestra sobre a dor nos pequenos animais. Explicou a escala da dor, como reconhecer e avaliar o sintoma e os procedimentos indicados. Na plateia, nas dependências da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), médicos veterinários e estudantes.

Já o professor Chico Nogueira abordou a relação entre agroecologia, medicina veterinária e zootecnia na palestra que ministrou no I Seminário da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do CRMV/PB. Chico criticou os métodos convencionais de utilização dos espaços na natureza para a produção de alimentos, por exemplo. Na visão do professor, eles geram grandes impactos negativos ambientais e sociais. "A Agroecologia como ciência propõe o resgate da ética e respeito à vida como princípio fundador da construção do conhecimento e do fazer de cada profissional. Não é ético produzir um alimento contaminado com resíduo de agrotóxico, que acarretará distúrbios à saúde de quem consumir ou mesmo de quem trabalhou diretamente na produção. Não dá para discutir sustentabilidade sem o debate sobre ética e ecologia profundas", enfatizou.

O Conselho Regional tem um programa continuado que promove a introdução de novas técnicas no trabalho dos médicos veterinários e no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da área na Paraíba. São palestras mensais, com o objetivo de atualizar conhecimentos.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações da ASCOM CRMV/PB