Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Licenciatura em Educação Física recebe avaliadores do Inep

Noticia

Licenciatura em Educação Física recebe avaliadores do Inep

São avaliados o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas
por Clébio Melo publicado: 02/06/2017 19h21 última modificação: 06/06/2017 16h09
Exibir carrossel de imagens Curso de licenciatura do Campus Sousa passa por avaliação do Inep

Curso de licenciatura do Campus Sousa passa por avaliação do Inep

Nesta semana, o IFPB - Campus Sousa recebeu a visita de dois professores avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Eles foram sorteados  entre os cadastrados num banco nacional de profissionais da área para verificar a estrutura e as condições de ensino do curso superior de licenciatura em Educação Física.

A dupla veio com o objetivo de verificar se foi cumprido o projeto apresentado para autorização do curso, entre 2012 e 2013. Durante dois dias, os avaliadores observaram a organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente, técnico administrativo e as instalações físicas. As avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas, como a que esteve no IFPB na quinta-feira (1º) e nesta sexta-feira (02), e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) são os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep.

A rotina dos avaliadores foi dividida entre reuniões e longas horas de trabalho interno na unidade Sede, onde toda a documentação referente ao curso estava à disposição deles para consulta. O levantamento das informações solicitadas foi feito com o auxílio do diretor de Desenvolvimento do Ensino, Joserlan Moreira, e da chefe do Departamento de Educação Superior do Campus, Genicleide Limeira.

Do coordenador do curso, Wesley Ramalho, eles ouviram atentamente à apresentação sobre o que a licenciatura em avaliação representa para a instituição e o sertão do estado da Paraíba. "Nós identificamos muitos professores com formações distintas lecionando Educação Física nas escolas de ensino básico", disse. Wesley citou número de professores, quantidade de estudantes matriculados, investimentos feitos, entre outros dados, e deu depoimentos emocionados sobre fatos que presenciou ao longo dos quase quatro anos como servidor no Instituto.

A visita foi acompanhada pelos gestores do Campus e por uma equipe representante da Reitoria. O diretor de Educação Superior do IFPB, Geísio Vieira, falou sobre a interiorização do IFPB e apresentou ferramentas digitais da instituição, como os portais de notícias, transparência e do estudante. Ele destacou a importância do processo para o Instituto Federal. "Cada avaliador que chega no nosso Instituto tem um olhar diferenciado e esse olhar permite ver coisas que nós, que estamos dentro, não conseguimos. E isso faz com que, cada dia mais, possamos crescer e ofertar um serviço de qualidade para a sociedade", salientou.

Na agenda de avaliação, ainda tiveram momentos específicos com professores do curso e com os estudantes. "O verdadeiro papel do docente não deve ser a preocupação só com o nosso estar, com o nosso mundo, nossa escola. É ir mais além. É assim que a gente vê o processo avaliativo", disse o diretor-geral do Campus Sousa, Eliezer da Cunha Siqueira. 

Do trabalho de avaliação, sairá o conceito do curso de Educação Física. O documento deverá ser emitido pelo Inep em breve. No âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da regulação dos cursos de graduação no País, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

 

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do Inep