Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Estudantes participam de evento sobre algodão agroecológico

Noticia

Estudantes participam de evento sobre algodão agroecológico

Dia de Campo em Nazarezinho (PB) foi promovido pela Emater e parceiros
por Clébio Melo publicado: 07/06/2017 21h02 última modificação: 12/06/2017 13h40
Exibir carrossel de imagens Evento sobre algodão aconteceu no sítio Trapiá, em Nazarezinho (PB)

Evento sobre algodão aconteceu no sítio Trapiá, em Nazarezinho (PB)

Estudantes dos cursos superior em Agroecologia e técnico integrado em Agropecuária do IFPB - Campus Sousa tiveram um dia de aula diferente nesta quarta-feira (07). Eles foram participar de um Dia de Campo na zona rural da cidade de Nazarezinho, no sertão da Paraíba, para conhecer melhor o cultivo do algodão agroecológico. O evento foi organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), com o apoio da Prefeitura Municipal local e da Emabrapa/Algodão.

Um ônibus saiu logo cedo da manhã da unidade São Gonçalo em direção ao sítio Trapiá. Lá, foi montada uma estrutura para apresentar aos participantes a viabilidade econômica do cultivo da fibra no alto sertão do estado. "É uma nova saída para o produtor rural. Nós estamos organizando, aqui, a cultura do algodão orgânico, sem veneno", explicou o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino.

A organização do Dia de Campo fez um percurso com cinco tendas/estações onde equipes técnicas compartilhavam informações com agricultores, gestores da região, pesquisadores e estudantes. Todos tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas de produção do algodão, o manejo agroecológico, aspectos econômicos da cultura, comercialização e derivados.

Na propriedade do casal produtor Alcino Alves Pedrosa e Maria Vânia de Lima, o algodão é cultivado juntamente com o gergelim num sistema chamado de consórcio, para barrar o avanço de pragas. De acordo com os especialistas, as vantagens do algodão agroecológico vão desde o equilíbrio do ecossistema e o desenvolvimento de plantas mais resistentes até uma lucratividade maior para o produtor rural.  "O algodão faz parte da nossa cultura, do desenvolvimento do nosso estado. Foi o responsável pelo povoamento de muitos municípios da Paraíba", ressaltou Vlaminck Paiva Saraiva, diretor técnico da Emater-PB.

Cerca de 600 pessoas passaram  pelas estações informativas, entre elas, os estudantes do Campus Sousa. "O algodão é uma cultura que tem os maiores número de pragas. A gente veio saber de que forma se produz satisfatoriamente. Os técnicos é que vão mostrar se compensa ou não", disse Marcus Damião de Lacerda, professor do IFPB. O curso superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Sousa trabalha a agricultura desde uma perspectiva ecológica.


Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa