Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Estudantes e servidores são imunizados em campanha de vacinação

Estudantes e servidores são imunizados em campanha de vacinação

Foram oferecidas três tipos de doses, entre elas, a contra os vírus influenza
por Clébio Melo publicado: 14/06/2017 22h34 última modificação: 14/06/2017 22h37
Campanha de vacinação aconteceu em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde

A comunidade de estudantes e servidores do IFPB - Campus Sousa teve a oportunidade de participar da campanha de vacinação contra a gripe. Duas ações de imunização aconteceram neste mês em duas unidades da instituição. A última delas foi nesta quarta-feira (14).

Pela manhã, alunos dos cursos dos níveis médio e superior, além dos servidores e funcionários terceirizados do IFPB, puderam colocar em dia a carteira de vacinação. Numa parceria do Instituto com a 10ª Gerência Regional de Saúde do Estado, um posto de vacinação foi montado na unidade São Gonçalo. Pelo menos cem jovens e adultos foram imunizados contra os vírus da gripe. A meta nacional é vacinar 54,2 milhões de pessoas de um público específico. A partir deste ano, professores das redes pública e privada passaram a integrar o grupo. A 10ª GRS também disponibilizou doses contra hepatite, difteria e tétano.

Em outra ação, A Secretaria da Saúde de Sousa (PB) também contribuiu com o Campus. Na unidade Sede, dezenas de pessoas atualizaram as vacinas. A campanha teve a coordenação do setor de enfermagem do Instituto. Quem não teve oportunidade de se vacinar contra o influenza (gripe), deve procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar o serviço.

PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

REAÇÃO ADVERSA – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações da Agência Saúde

Agência Saúde