Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 06 > Estudantes do ensino médio integrado participam de formatura

Estudantes do ensino médio integrado participam de formatura

Evento reuniu turmas de Meio Ambiente e Agroindústria na unidade Sede
por Clébio Melo publicado: 13/06/2017 23h19 última modificação: 14/06/2017 08h15
Exibir carrossel de imagens Estudantes do ensino médio participaram de solenidade na unidade Sede

Estudantes do ensino médio participaram de solenidade na unidade Sede

Onze estudantes dos cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Agroindústria do IFPB - Campus Sousa participaram da solenidade de formatura na última sexta-feira (09). A cerimônia aconteceu no auditório da unidade Sede, com as presenças de parentes e de servidores da instituição.

O grupo concluiu as últimas etapas dos cursos no ano letivo 2016, que foi encerrado há algumas semanas no Campus. Nos depoimentos, os representantes de cada turma falaram em agradecimento e também sobre futuro. "Gostaria de agradecer a minha família, aos meus professores e ao Instituto Federal, por ter possibilitado meu crescimento profissionalmente como técnico em Agroindústria", disse Mateus Alves Batista. Camilla Jane de Sousa Araújo falou para os colegas sobre uma enorme responsabilidade que eles devem carregar daqui para frente. "Temos uma missão: contribuir para um mundo melhor, mais sustentável e mais justo".

Estudantes dos outros cursos técnicos integrados do Campus (Informática e Agropecuária) não conseguiram concluir as atividades em tempo de participar da solenidade, mas foram lembrados pelos componentes da mesa. "Três anos em que plantamos, regamos, colocamos adubo, no intuito de produzirmos frutos bons para uma sociedade que anda tão sofrida com tanto fruto podre. Que bom que temos aqui não apenas técnicos, mas formados como seres humanos e cidadãos", lembrou a pedagoga Bivânia Araújo. O depoimento foi complementado com a fala da coordenadora de Agroindústria, Suely Cristina Pereira de Lima Oliveira. "Desejo muito sucesso. O que eles aprenderam aqui, vão levar para a vida inteira."

A emoção em torno do momento foi intensificada para uma das concluintes de Meio Ambiente. No cantinho do auditório, os pais de Luzia Keli da Silva Coura exibiam com orgulho um poster com a foto da filha. "Eu não esperava. É muito gratificante ver que todo o esforço que eu fiz é reconhecido e saber que eu tenho pessoas que estão sempre me incentivando", reagiu a jovem de 17 anos ao ver a homenagem. Luzia já está aprovada no curso superior de Engenharia Ambiental, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Pombal.

A turma concluinte de Meio Ambiente foi desafiada a elaborar monografias no fim do curso, como oportunidade de ambientação com a rotina no ensino superior. A novidade foi lembrada pelo coordenador do curso, José Guimarães. "O atual terceiro ano já pretende fazer TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]. Isso é um reflexo de todos aqui", disse.

Após a solenidade, as turmas seguiram para comemorações com as famílias, amigos e outros convidados.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa