Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 05 > Segurança alimentar e reuso de resíduos são temas de estudos

Segurança alimentar e reuso de resíduos são temas de estudos

Pesquisas foram desenvolvidas por estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos
por Clébio Melo publicado: 16/05/2017 13h37 última modificação: 16/05/2017 13h44
Assentamento e uma indústria do sertão da Paraíba foram visitados para a coleta de dados

Está na missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba: contribuir "com o desenvolvimento cultural, tecnológico e socioeconômico local e do Brasil". A ideia é que o conhecimento produzido, refletido e compartilhado no Campus Sousa não fique restrito à Instituição. Neste fim de semestre 2016.2, dois trabalhos desenvolvidos como critério para a conclusão do curso superior de Tecnologia em Alimentos se alinham à missão do IFPB: eles trataram de temas como segurança alimentar e reuso de reuso de resíduos industriais.

A aluna concluinte Maria de Lourdes Ferreira Alves da Silva estudou a realidade do assentamento Santo Antônio e do acampamento Novo Horizonte, no município de Cajazeiras (PB). O objetivo foi se debruçar sobre aspectos da produção de alimentos e das condições socioeconômicas das populações dessas áreas. “O ensaio comprovou que no assentamento rural, 62% das famílias apresentam-se na faixa de segurança alimentar e, no acampamento, 80% permanecem com insegurança alimentar leve e moderada”, identificou a jovem.

Segundo o conceito usado no Brasil pela Presidência da República, “a Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.

Num outro trabalho de conclusão, a estudante Amanda Lins Viana estudou como uma indústria de laticínios poderia reutilizar seus efluentes (resíduos) para irrigar áreas verdes no entorno das instalações. Mas os resultados acabaram apontando também para outros usos: “As alternativas para aplicação do reuso foram torre de resfriamento, lavagem de pisos e caminhões, reserva de proteção contra incêndio e, como principal alternativa, o cultivo de palma forrageira”, descreveu Amanda.

Entre as aptidões do tecnólogo em Alimentos, estão: planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa