Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 05 > Primeiro dia do Encontro Pedagógico discute planejamento

Primeiro dia do Encontro Pedagógico discute planejamento

Palestra destacou a importância da organização no processo de ensino-aprendizagem
por Clébio Melo publicado: 17/05/2017 13h29 última modificação: 19/05/2017 12h34
Exibir carrossel de imagens Evento foi aberto pelo diretor de Desenvolvimento do Ensino, Joserlan Moreira, pelo diretor Geral, Eliezer Siqueira e pela chefe do Departamento de Educação Profissional, Lizziane Duarte

A Coordenação Pedagógica do IFPB - Campus Sousa deu início, nesta terça-feira (16), ao primeiro Encontro Pedagógico de 2017. Serão dois dias de atividades e discussões sobre os desafios do processo de ensino-aprendizagem na instituição. O evento acontece na unidade São Gonçalo, com a participação de gestores e do corpo docente do Campus.

No primeiro dia, os participantes foram recepcionados com música em voz e violão, pelo professor Joaquim Amâncio. Em seguida, eles puderam acompanhar uma palestra sobre a importância do planejamento, apresentada pela servidora Joselma Carneiro. Joselma reuniu conceitos e relembrou aos professores alguns dos documentos norteadores das atividades no IFPB. "Muitas vezes, a nossa rotina não deixa tempo para nos organizarmos. Mas, quando você organiza seus afazeres, você tem, inclusive, tempo de sobra para fazer o que gosta", disse à plateia.

O tema foi discutido com a participação dos ouvintes. Os professores foram convidados a listar o que mais foi importante para a carreira deles, até chegarem no Instituto, e em que eles podem contribuir na formação dos alunos. A atividade foi para demonstrar o quanto o planejamento está na vida de todos: para fazer faculdade, para passar num concurso público, para tentar pós-graduação, para dar uma aula, etc. "Eu sabia que algo que poderia me dar uma perspectiva melhor de vida era estudar", declarou Ranniery Felix dos Santos, ex-aluno do Campus e atual professor do curso superior de Química da própria instituição.

Na programação do dia, ainda houve uma explanação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A professora Marcley da Luz Marques abordou legislação, teorias e como os professores podem adaptar seu trabalho para estudantes surdos.

Para o segundo e último dia do Encontro, estão previstas ginástica laboral, oficinas e trabalho prático com grupos divididos de acordo com o número de cursos oferecidos em Sousa.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa