Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2017 > 05 > Novos estudantes são recepcionados no Campus Sousa

Novos estudantes são recepcionados no Campus Sousa

No curso de Química, foram os veteranos que organizaram as atividades
por Clébio Melo publicado: 23/05/2017 15h35 última modificação: 23/05/2017 15h38
O IFPB - Campus Sousa recebeu, na semana passada, 275 novos estudantes

O IFPB - Campus Sousa recebeu, na semana passada, mais 275 estudantes nos cinco cursos superiores, em dois subsequentes e no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Proeja. Os novos integrantes chegaram para o início do período 2017.1.

As turmas veteranas do curso de Licenciatura em Química organizaram a recepção dos novatos. O Centro Acadêmico do curso negociou um horário com a coordenação para a realização do tradicional trote estudantil. Foram programadas atividades como pintura facial, dinâmica de grupo, apresentação do curso, entre outras. "A gente não obrigou ninguém a fazer nada que não quisesse. Escolhemos o trote porque turmas passadas não tiveram isso", esclareceu Jaciara Saraiva, estudante de Química e membro do C.A. No Campus Sousa, os trotes abusivos são proibidos. Os estudantes sempre devem comunicar às coordenações e às direções sobre como a recepção foi pensada.

Uma pesquisa da educadora Viviane Colloca, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), aponta que o trote surgiu junto à criação das próprias universidades, no século XII, ainda na Idade Média. Nesse período, na Europa, os calouros não assistiam aulas com veteranos, para evitar a proliferação de doenças. Por isso, permaneciam em vestíbulos até que passassem por um processo de higienização para serem aceitos. É desse rito de passagem para aceitação que surgiu a prática do trote.

Os estudantes dos cursos de nível médio foram acolhidos no projeto Adaptacampus, que aconteceu entre fevereiro e março deste ano. O início das aulas para eles seguiu calendário diferente das demais turmas.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do Portal Brasil

Agradecimento à Jaciara Saraiva