Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 11 > Campus Sousa: taxa de aprovação no Enem 2015 supera 80%

Campus Sousa: taxa de aprovação no Enem 2015 supera 80%

Dados do Exame foram divulgados pelo Inep na noite desta segunda-feira (31/10)
por Clébio Melo publicado: 01/11/2016 10h20 última modificação: 03/11/2016 21h55
59 estudantes do Campus Sousa fizeram as provas no ano passado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, ontem à noite (31), os resultados do Enem 2015 das escolas que oferecem o Ensino Médio integrado à Educação Profissional. Essas escolas haviam ficado de fora da primeira divulgação, ocorrida no dia 4 de outubro.

O Campus Sousa do IFPB teve 59 participantes na edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo o Inep, a taxa de aprovação deles ficou em 82,80%. A prova de Ciências Humanas foi a que obteve a melhor média: 578.8. O Campus aparece no ranking geral na 7674ª posição.

Com o novo resultado, o número de escolas federais que se destacam entre as melhores do país passou de 30 para 65. De acordo com a Portaria Inep n.º 507/2016, para terem seus resultados divulgados, as escolas precisam possuir, concomitantemente, pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e uma taxa de participação igual ou superior a 50%.

Indicadores - Quatro indicadores devem ser considerados: o Indicador de Nível Socioeconômico (INSE), relacionado aos alunos; e o Porte, o Indicador de Formação Docente e o Indicador de Permanência do Aluno, relacionados às escolas. O Indicador de Nível Socioeconômico possibilita, de modo geral, situar o público atendido pela escola em um estrato ou nível social, apontando o padrão de vida referente a cada um de seus estratos. Esse indicador é calculado a partir da escolaridade dos pais, da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos.

O Porte da Escola é definido pela quantidade de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular. Já o Indicador de formação docente está relacionado aos docentes com formação superior em licenciatura na mesma disciplina que lecionam, ou bacharelado na mesma disciplina com curso de complementação pedagógica concluído. Os dados utilizados são os fornecidos pela própria unidade de ensino, por meio do Censo Escolar da Educação Básica. O Indicador de Permanência na Escola apresenta o percentual de participantes que cursaram todo o Ensino Médio na mesma escola em que se encontravam matriculados em 2015, de acordo com o Censo Escolar.

• Clique aqui para acessar a planilha de resultados e indicadores das instituições que ofereceram Ensino Médio integrado à Educação Profissional em 2015.

Inscrições abertas -  O IFPB está com edital aberto de seleção para 3.307 vagas para os cursos técnicos em 17 campi. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 04 de novembro. O Processo Seletivo de Cursos Técnicos para o semestre de 2017.1 se dará através de análise do histórico escolar.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Inscrição (inclusive o Questionário Socioeconômico), anexar o Histórico Escolar ou documento equivalente. Há cotas para candidatos com deficiência e egressos de escolas públicas. A seleção se dará a partir da média aritmética das disciplinas.

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa, com informações do Inep