Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 09 > Campus oferece vagas em curso de Língua Brasileira de Sinais

Campus oferece vagas em curso de Língua Brasileira de Sinais

Pode participar quem já tiver conhecimento comprovado em Libras
por Clébio Melo publicado: 01/09/2016 14h01 última modificação: 01/09/2016 14h02
Inscrições abertas para o conteúdo do Módulo II (arte: site da Universidade Federal Fluminense)

Está aberto de período de inscrições para o curso de Libras (Módulo II), oferecido num projeto de extensão do Campus Sousa do IFPB. São 25 vagas à disposição da comunidade que já possua certificado em Língua Brasileira de Sinais. As inscrições vão até o dia 16 de setembro, no Centro Vocacional Tecnológico - CVT.

Os interessados devem apresentar apenas a cópia de certificado ou declaração de conclusão em curso de Libras. Para os selecionados, as aulas serão ministradas às terças-feiras à noite. O projeto do curso básico é da professora Marcley Marques.

Libras — A língua brasileira de sinais foi instituída pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e reconhecida como sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, para a transmissão de ideias e fatos. É a língua natural usada pelas comunidades surdas brasileiras. Estudos sobre a libras foram iniciados no Brasil em 1981.

Libras e português carregam estruturas diferenciadas. Documento publicado pelo Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos do Ministério da Educação, em 2004, sobre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa, evidencia que, como em qualquer língua falada, “a fonologia é organizada baseada em um número restringido de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Nas línguas de sinais, as configurações de mãos, juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções, são as unidades menores que formam as palavras”.

Serviço — A unidade CVT fica localizada na Rua Francisco Vieira da Costa, S/N, Bairro Raquel Gadelha (próximo à rodoviária). Telefone: (83) 3521-2078.

Clébio Melo - jornalista do IFPB/Sousa, com informações do MEC