Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 09 > Aluna de Veterinária participa de congresso nacional em MG

Aluna de Veterinária participa de congresso nacional em MG

Jéssica representou o Campus no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
publicado: 14/09/2016 13h41 última modificação: 14/09/2016 13h42
Exibir carrossel de imagens Jéssica apresentou um pôster sobre um projeto de extensão do Campus Sousa

Jéssica apresentou um pôster sobre um projeto de extensão do Campus Sousa

Estudante do 7º período do curso de Medicina Veterinária, Jéssica Monique dos Santos Lima pode acrescentar às suas experiências acadêmicas a participação num congresso nacional fora do nordeste. Ela viajou até Ouro Preto, em Minas Gerais, onde apresentou uma comunicação científica no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), realizado no começo do mês.

A missão da aluna foi levar ao conhecimento dos demais participantes o resultado do projeto de extensão intitulado “Uma saúde e posse responsável de animais: Disseminação destes conceitos em escolas Estaduais de Distritos do Município de Sousa-PB”. As ações de conscientização tiveram como públicos-alvo estudantes e moradores da zona rural. “As atividades foram desenvolvidas com vistas sobre a problemática dos animais errantes, enfatizando o risco à saúde pública”, disse o orientador do projeto, o professor Daniel Cézar da Silva. Palestras foram realizadas durante um período de quatro meses, com visitas semanais nas escolas.

A professora Vania Medeiros, Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFPB, participou de uma mesa sobre “Curricularização da Extensão nas Instituições de Ensino Superior do País”. Os organizadores do CEBEU concederam à professora a oportunidade de apresentar o projeto da Rede Rizoma, uma metodologia adotada no IFPB para dinamizar a produção acadêmica nessa área. Segundo a professora, a Rede Rizoma já conta com cerca de 50 Núcleos de Extensão disseminados pela maioria dos Campi do IFPB, promovendo a experiência da realização da extensão em rede.

O projeto da Rede Rizoma do IFPB foi elogiado pelos acadêmicos presentes ao evento, que entenderam a iniciativa como uma opção viável para a implantação do processo de curricularização da extensão com a inserção do protagonismo estudantil. Alguns representantes de Institutos Federais, presentes ao evento, ficaram interessados em conhecer a proposta com maiores detalhes.

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) aconteceu no período de 07 a 09 deste mês, com a participação de 117 Instituições de Ensino Superior. O referido evento recebeu 3.800 inscrições de docentes, técnicos e estudantes das 5 regiões do Brasil. Foram apresentados 1.500 pôsteres, 38 Oficinas e 14 mesas redondas.

CrisvalterMedeiros – jornalista do IFPB

Clébio Melo – jornalista do IFPB/Sousa