Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2016 > 08 > Avaliação do encontro da Pró-Reitoria de Administração e Finanças

Noticia

Avaliação do encontro da Pró-Reitoria de Administração e Finanças

O estímulo ao planejamento foi um dos pontos mais efusivos da pauta do 4º encontro
por publicado: 25/08/2016 10h17 última modificação: 25/08/2016 10h17
Exibir carrossel de imagens Gestores de Administração e Planejamento discutem orçamento 2017 do IFPB

Gestores de Administração e Planejamento discutem orçamento 2017 do IFPB

Na última terça-feira, dia 23, aconteceu, na Unidade de Ensino do Campus Sousa, em São Gonçalo, o encerramento do 4º Encontro de Diretores Administrativos do Instituto Federal da Paraíba.

O evento, coordenado pelo pró-reitor de administração e finanças Marcos Vicente, contou com a participação de gestores de todos os campi do IFPB.

O orçamento do IFPB para o próximo ano supera a casa de R$ 65 milhões para aplicação em custeio, investimento, capacitação e assistência ao educando. Este valor não consta gastos com a folha de pagamento.

Um dos destaques desta quarta versão do encontro de diretores administrativos foi a exposição feita pela diretora de orçamento do IFPB Renata Patriota. Ela contribuiu demonstrando como é feita a inserção da proposta orçamentária no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação). “A condensação dos dados nas planilhas requer muita atenção, pois essa atividade demanda a alimentação de muitas informações ao Sistema”, afirmou Renata ao enumerar outras contribuições que ela repassou no evento ajudando os gestores em função das particularidades de cada campus.

O encontro foi o mais interativo desde o lançamento, no início deste ano, do programa de capacitação dos diretores sistêmicos de administração adotado pela PRAF. “Estamos cuidando da nossa área como um maestro cuida de uma orquestra”, disse Marcos Vicente ao descrever os encontros promovidos pela Pró-reitoria de Administração e Finanças.

Na avaliação dos participantes, o evento proporcionou momentos de exposição e também de intervenção, em que cada integrante do grupo tirou suas dúvidas e colaborou narrando suas experiências locais no encaminhamento das soluções para as questões relativas a compras, licitação e outras demandas da pasta.

“Não tem como operar uma orquestra sem ouvir e ver como cada instrumentista toca individualmente”, assim tenho conduzido as relações da PRAF com as diretorias sistêmicas.

Osmarina Mendonça colabora para o entendimento dos resultados do encontro afirmando que o evento cresce a cada dia. “Tornando-se interessante para a troca de informação, renovação de nossas expectativas e avaliação dessa nova dinâmica de trabalho implantada pela PRAF”, destaca.

Para a gestora, essa nova política de gestão no IFPB expressa fortemente o desejo de que os agentes lidem com a aplicação dos recursos nos campi e conheçam todo o processo de encaminhamento orçamentário. “Partindo desde o planejamento, passando pela inserção e alimentação do SIMEC, bem como avaliando os resultados alcançados no final de cada exercício finaceiro”, ressaltou.

Ela acrescentou ainda que um dos pontos mais positivos do encontro foi a preocupação demonstrada pelo reitor Nicácio Lopes, sugerindo que todos os diretores conheçam com mais profundidade as ferramentas do planejamento disponíveis no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública). “O reitor tem toda razão, pois sem dominar a técnica e os planos de trabalho não vamos avançar”, acrescentou Osmarina que assumiu a DAP (Diretoria de Administração e Planejamento) do Campus Guarabira e vem conduzindo a pasta com muito zelo e organização.

A diretora de administração e finanças do Campus João Pessoa Cleidinédia Moraes de Oliveira destacou o quesito transparência como um dos avanços mais promissores do Instituto Federal da Paraíba nos últimos anos. “Como é que você vai planejar se você não sabe quanto tem de recursos disponíveis para investir?”, questionou Cleidenédia ao defender a tese de que a transparência chegou e se instalou com muita eficiência no IFPB, dando total segurança aos agentes que lidam com o orçamento e o financeiro.

“Hoje em dia, por exemplo, a gente tem certeza de que os 10% que chegaram para os campi são destinados e repassados, integralmente, para todas as unidades, o que não ocorria antes”, exemplificou Cleidinédia Moraes.

Ela também lembrou que a nova ferramenta de trabalho recomendada pela Reitoria vem contribuir com a extinção de um dos gargalos que atormentavam o IFPB na área de planejamento. “Trata-se de uma ferramenta de ponta que vem possibilitar o acompanhamento da execução orçamentária, principalmente para unidades de ensino com a complexidade do Campus João Pessoa que é o maior e mais antigo campus do Instituto Federal da Paraíba”, esclareceu.

A gestora do Campus João Pessoa, Cleidenédia Moraes, afirmou que as planilhas do excel, são boas, mas só resolvem os problemas de um campus até um certo tamanho. Cleide, como é conhecida, reúne experiências no manejo das antigas planilhas e o uso dos novos sistemas de administração orçamentária e financeira aplicáveis às instituições de ensino superior. “Somos favoráveis com o processo de convergência de nossas planilhas e adoção de técnicas modernas que nos leguem mais segurança e transparência em nosso Instituto”, declarou.

Contribuiu, ainda, afirmando que um dos maiores avanços do IFPB nos últimos tempos foi na área de TI (Tecnologia da Informação). “Nós éramos muito aquém das necessidades da sociedade contemporânea. Hoje estamos experimentando uma nova realidade”, opinou Cleide.

O diretor administrativo do Campus Itabaiana, Nildo Ferreira, classificou o evento como promissor, “pois ele sempre está focado nas necessidades da pasta do planejamento, contemplando os interesses coletivos e individuais, fazendo do encontro uma ponte para superação dos problemas que enfrentamos nos campi em particular e na Reitoria”, apontou ao destacar a liderança do pró-reitor Marcos Vicente e do Reitor Nicácio Lopes na busca incessante de modernização da máquina administrativa do IFPB.


DGEP

*Com adaptações

registrado em: