Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2024 > IFPB participa da 2ª etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A segunda etapa CECTI-PB da aconteceu em Campina Grande, nos dias 21 e 22 de março
publicado: 26/03/2024 20h13 última modificação: 27/03/2024 13h47

Nesta quinta-feira (21), em Campina Grande, começou a segunda etapa da 1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação CECTI-PB, que também inclui a participação de representantes do Ecossistema de Inovação do IFPB. Nos dias 4 e 5 de abril, será realizada a terceira e última etapa do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: cecti.pb.gov.br

No primeiro dia, ocorreu a apresentação de painéis, organizados de acordo com cada eixo temático. Já no segundo dia, os participantes do evento foram divididos em grupos de trabalho, agrupados por eixos temáticos, nos quais os membros de cada grupo apresentaram propostas com detalhes sobre prioridades de investimentos e ações a serem desenvolvidas.

A professora Laudicéia Araújo Santana apresentou os trabalhos desenvolvidos do IFSOL, destacando o impacto positivo nas cidades de Campina Grande, Pocinhos, Puxinanã e Matinhas, além do distrito de São José da Mata, onde comercializam produtos artesanais, evidenciando a diversidade e a qualidade das iniciativas apoiadas com o compromisso da promoção da Economia Solidária, mas também o papel ativo dos estudantes na construção de uma comunidade mais justa e sustentável.

Os debates se concentrarm em quatro eixos temáticos: I - Recuperação, Expansão e Consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II - Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas; III - Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas e Projetos Estratégicos Nacionais; e, IV - Ciência, Tecnologia e Inovação para o D

O Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba foi representado pelo Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, pelo diretor geral do Polo de Inovação, Erick Melo, pelo diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Moreno e pelo Coordenador de Propriedade Intelectual, Thyago Silveira; do IFPB Campus Campina Grande, participou a Diretora Geral, Ana Cristina Alves de Oliveira Dantas, o Diretor de Administração e Finanças, Jacinto Faustino Américo, o Agente de Inovação, Katyusco de Farias Santos, a professora Laudicéia Araújo Santana, Gilma Chitarra, a bolsista do PIAGI, Rafaella de Liguori Abrantes Xavier Marques; e do IFPB Campus Esperança, o Agente de Inovação, Nelson Luiz da Silva Oliveira, dentre outros professores e estudantes.

A CECTI é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, SECTIES, e conta com as parcerias do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, UFCG, UEPB, INSA, UNIFACISA, FAPESQ, SENAI-PB, SEBRAE PB, PAQTC-PB, PMJP, PMS, PISADA DO SERTÃO, PTHI e da CUT.

Conheça os eixos temáticos da CECTI-PB

II - Reindustrialização em novas bases e Apoio à Inovação nas Empresas;

IV - Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

esenvolvimento Social.

DGCOM IFPB