Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2023 > IFPB busca parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação

IFPB busca parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação

Congresso de Computação e Ecossistema de Inovação foram o foco da reunião entre o Parque Sinergia e Secretário
por Patrícia Nogueira publicado: 11/05/2023 11h08 última modificação: 11/05/2023 11h30

Com o objetivo de apresentar o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) que será organizado pelo IFPB e o Ecossistema de Inovação, o parque Sinergia realizou uma reunião com o Secretário de Estado da Paraíba de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, nesta quarta-feira, dia 10.

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina e reunirá pesquisadores, professores, estudantes, empresas de todo país, promovendo a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional.

O Professor Daladier Junior apresentou o projeto do evento, mostrando sua importância uma vez que os eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social. “A reunião foi positiva e ficamos bastante confiantes da ampliação do fomento do Governo do Estado ao Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023). Falamos da importância da participação dos estudantes das escolas técnicas cidadãs, universidades públicas e privadas, no evento que será realizado pela primeira vez no estado da Paraíba”, disse o professor Daladier, que faz parte da organização do evento. Para o professor Paulo Ditarso, que também esteve presente no encontro, será um marco para o IFPB ser o primeiro da Rede Federal a protagonizar a organização de um evento de tal magnitude.

O ecossistema de inovação e os resultados de projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação também foram assunto da pauta da reunião. O Professor André Felipe apresentou a evolução e parcerias regionais, nacionais e internacionais realizadas, mostrando a pujança da ciência e tecnologia realizada pela instituição.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Claúdio Furtado, mostrou-se bastante solicito as demandas do CSBC 2023, bem como na ampliação das parcerias com o Instituto Federal da Paraíba com Unidade Embrapii do Polo de Inovação, para a participação de várias áreas do Governo do Estado, citando o projeto Bingo que conta com investimento do Governo do Estado, onde precisará de um super computador para processar os dados do telescópio, sendo o Instituto Federal da Paraíba Campus Cajazeiras por sua proximidade da cidade de Aguiar e relevância nacional na área de computação pode receber este importante datacenter, que seria um indutor de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o sertão do estado da Paraíba.

Para o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, o balanço da reunião foi positivo. “Foi um momento oportuno para que o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Paraíba possa compreender a espacialidade de ação e projetos que a instituição tem em seus 21 Campus distribuídos pela Paraíba, além de que este evento é um importante marco para a Paraíba, pois terá uma grande quantidade de temas atuais e possibilidades de futuras pesquisa, e a discussão do que há de mais novo em tecnologia no mundo.”

Maiores informações csbc.sbc.org.br/2023/csbc-2023/

*Colaboração de Ramiro Pereira