Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2023 > Parque Científico e Tecnológico Sinergia reúne com as startups incubadas GREENEXPAN e 3D ECO HOUSE para discutir novas parcerias

Noticia

Parque Científico e Tecnológico Sinergia reúne com as startups incubadas GREENEXPAN e 3D ECO HOUSE para discutir novas parcerias

Foi apresentado as atividades das empresas e potenciais demandas no Ecossistema de Inovação do IFPB,
por publicado: 02/02/2024 16h12 última modificação: 02/02/2024 16h18

Na tarde desta quinta-feira (1), o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, Parque Sinergia IFPB, recebeu os representantes das empresas incubadas 3D ECO HOUSE e GREENEXPAN, Marcos Alyssandro Soares dos Anjos, Leonardo de Souza Dias e José Vinícius Rodrigues Maia. Estiveram presentes, Erick Melo, diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB; Valdecir Teófilo Moreno, Diretor da Neo IFPB Agência de Inovação; Thyago Silveira, da Coordenação de Propriedade Intelectual, e Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

O objetivo do encontro foi acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas empresas 3D ECO HOUSE e GREENEXPAN, discutir os cenários e novas demandas para potenciais parcerias em áreas estratégicas em diversas temáticas para pesquisa e desenvolvimento de soluções para o fortalecimento do ecossistema de inovação do IFPB. Ambas as empresas foram selecionadas pelo Edital 01/2022 da FAPESQ.

A 3D Eco House conquistou o primeiro lugar na Maratona de Empreendedorismo e Inovação do IFPB em 2021 e foram selecionados como empresa contratada no Programa Centelha 2 PB em 2023, o que demonstra o reconhecimento do potencial de impacto e crescimento no mercado com o fornecimento de soluções de alta qualidade e excelência para os clientes.

Fundada em dezembro de 2022, a 3D Eco House é a primeira startup de impressão 3D em concreto (3DCP) do estado da Paraíba que tem como principal objetivo a utilização da tecnologia aditiva aplicada à construção civil para ingressar no mercado de habitações em série, tornando-nos um fator disruptivo nesse setor. Destaca-se que não há solução semelhante atualmente, o que os coloca como pioneiros e inovadores nessa área. São soluções revolucionárias que oferecem e redefinam os padrões da construção civil e proporcionem habitações eficientes, sustentáveis e acessíveis.

A 3D Eco House fornece serviços de impressão 3D (Manufatura Aditiva - MA) que proporcionam a criação de elementos de concreto na construção civil, utilizando materiais cimentícios com baixo consumo de cimento e adições de materiais alternativos regionais. Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em diversos setores devido à sua precisão geométrica e ao controle computadorizado de sua execução. Na construção civil, a MA apresenta benefícios como aumento da complexidade arquitetônica permitida, redução de custos e tempo de produção, melhorias na segurança dos trabalhadores e sustentabilidade por meio da redução de desperdícios. A redução no consumo de cimento oferece vantagens econômicas e ambientais significativas.

O Diretor Geral, Erick Melo, apresentou o funcionamento do Ecossistema de Inovação, citando alguns projetos que estão sendo desenvolvidos e realizaram visita as instalações do Parque Sinergia, Polo de Inovação, NEO IFPB Agência de Inovação e do Laboratório ASSERT, bem como as ações que vem sendo realizadas e destacadas as parcerias do IFPB com instituições e empresas, públicas e privadas.
O Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação, Valdecir Teófilo Moreno, apresentou as potencialidades de parcerias, com destaque para projetos para execução nos laboratórios de pesquisa e os produtos de inovação em diversas áreas que possam ter interesse de estabelecer parcerias com empresas, bem como apoio ao processo de incubação nos Campi.

Após a visita às instalações do Parque Sinergia do IFPB, o pesquisador Marcos Alyssandro resumiu que: “A reunião foi muito produtiva. Eu não conhecia a estrutura toda do Parque Sinergia do IFPB, o que o potencial que temos para ousar, com um Ecossistema de Inovação pujante, o roteiro legal, o acompanhamento de tendências, de contratação, de pesquisa e desenvolvimento, desde um processo de automação de um totó até alta tecnologia. Para mim, foi bastante interessante conhecer e ver possibilidades de novos projetos”, descreveu.

O empresário José Vinicius descreveu a reunião: “como muito importante, uma reunião extremamente importante para criar os laços, apresentar nossa empresa, para que a equipe do Parque Sinergia possam conhecer nosso projeto, o que desenvolvemos, seus usos e possibilidades, para que possamos entrar no mercado com mais segurança e apoio dos profissionais do Ecossistema de Inovação do IFPB.”

O Assessor Especial, Ramiro Manoel, destacou a importância da parceria entre as empresas incubadas e o Ecossistema de Inovação para o desenvolvimento de novos projetos de inovação: “Analisando os potenciais de mercado, o trabalho desenvolvido pelas startups e com o apoio institucional, juntos contribuiremos para o fortalecimento do ecossistema de inovação, bem como para o desenvolvimento e crescimento das startups com a complementação de vários projetos que estão já sendo desenvolvidos e possibilidades futuras de novos projetos”, afirmou.

Para Valdecir Moreno, Diretor NEO IFPB Agência de Inovação, também ressaltou a importância da parceria. "O IFPB é uma instituição importante para o desenvolvimento da inovação na Paraíba. Acreditamos que, trabalhando juntos, podemos alcançar resultados ainda melhores", disse.

A reunião foi encerrada com a definição de ações conjuntas que serão desenvolvidas nos próximos meses.

DGCOM, com informações do Parque Sinergia