Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2023 > Modelagem dos HUBs de Inovação conta com a participação do IFPB

Modelagem dos HUBs de Inovação conta com a participação do IFPB

O encontro foi marcado por conexões e estratégias de inovação para as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Sousa
por Patrícia Nogueira publicado: 16/06/2023 10h37 última modificação: 16/06/2023 13h48

Buscando o fortalecimento dos ecossistemas de inovação em toda Paraíba, o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB tem participado ativamente da consolidação de HUBs de Inovação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Sousa, por meio de ações conjuntas.

Trata-se de ambientes físicos e on-line de conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras. Diversas instituições e empresas estão engajadas para uma revolução de inovação e empreendedorismo na Paraíba através do HUB de Inovação Farol Digital de João Pessoa, HUB de Inovação de Campina Grande e HUB de Inovação de Sousa.

De acordo com o Coordenador de Propriedade Intelectual, Valdecir Teófilo, o Hub-Farol digital de João Pessoa dá mais um passo na definição de atores estratégicos para geração de novos negócios e projetos. "O IFPB avança como parceiro e protagonista dessa construção, uma vez poderá disponibilizar talentos para integrar equipes de projetos com finalidade de contribuir para soluções tecnológicas nas diversas áreas e setores da economia.  As ações de consolidação do Hub continuam em novos encontros e com metas definidas", destacou.

Na quarta-feira (14/06), em João Pessoa, o Instituto Federal foi representado por Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, e Valdecir Teófilo Moreno, Coordenador de Propriedade Intelectual e professor do IFPB Campus Cabedelo. Na quinta-feira (15/06), em Campina Grande, o Instituto Federal foi representado pelos Agentes de Inovação de Iana Daya Cavalcante Facundo Passos e Katiusco Farias do IFPB Campus Campina Grande, e na sexta-feira (16/06), em Sousa, o Instituto Federal foi representado pela Agente de Inovação Rackynelly Alves Sarmento Soares, do IFPB Campus Sousa.

As reuniões foram pautadas para traçar planos de ação voltados à execução das metas estabelecidas, visando executar projetos e ações para integrar os atores dos Ecosssistemas de Inovação, focar na busca e na geração de informações de Editais e sua disseminação. Foram indicados líderes que serão peças norteadoras essenciais ao avanço das ações.

“Os encontros estão sendo extremamente ricos pela diversidade de público e de experiências importantes para que os diversos atores dos HUBs de Inovação possam firmar compromissos com o trabalho que vem sendo desenvolvido, com comprometimento e engajamento de todos. Com definição de uma governança, composta por integrantes de todas as hélices (.gov, .org, .edu, .com) que atuam de forma horizontal, olhando de forma global para todos os processos e prezando pelo desenvolvimento contínuo dos Ecossistemas e dos negócios inovadores.” afirmou o assessor especial Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira.

Mais informações:

sinergia@ifpb.edu.br