Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2023 > Ecossistema de Inovação do IFPB participa da inauguração do Show Room de Inovação da Energisa

Noticia

Ecossistema de Inovação do IFPB participa da inauguração do Show Room de Inovação da Energisa

O evento contou com a participação de representantes do Parque Sinergia IFPB, da NEO IFPB Agência de Inovação e do Polo de Inovação do IFPB
por publicado: 19/12/2023 18h48 última modificação: 19/12/2023 18h51

Na manhã desta terça-feira (19), o assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, representando o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba, Parque Sinergia IFPB, Erick Melo, representando o Polo de Inovação do IFPB, e Valdecir Teófilo Moreno, diretor da Neo IFPB Agência de Inovação participaram da inauguração do Show Room de Inovação da Energisa.

O evento contou com a presença do diretor-presidente da Energisa Paraíba, Marcio Mario Zidan, do Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES) do Governo do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado, do secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Guido Lemos, dentre outras autoridades, funcionários, startups e convidados.

A Energisa é um grupo com 118 anos de história, que atua várias frentes de negócios e territórios do Brasil. O Show Room de Inovação é um ambiente propício para inovar, um local receptivo para impulsionar novas ideias, prospectar oportunidades de inovação em temas estratégicos e incentivo a manifestação de iniciativas inovadoras, com o intuito de aumentar as parcerias com ecossistemas de inovação na Paraíba e no Brasil.

“Falamos tanto de ideação. Essa ideia nasceu há mais ou menos um ano atrás. Construir este espaço de inovação, este espaço que a gente pudesse tocar a inovação, que passássemos das ideias para as coisas concretas. Hoje, temos a realização desta ideia. Concretizar ideias não é fácil”, disse o Diretor-Presidente da Energisa Paraíba, Marcio Mario Zidan.

O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, e o Diretor da NEO IFPB Agência de Inovação apresentaram às autoridades e aos convidados o Parque Sinergia, o Polo de Inovação, as ações e projetos que vem sendo realizadas e destacadas as parcerias do Instituto Federal da Paraíba com instituições e empresas, públicas e privadas. Bem como, apresentaram o Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do Instituto Federal da Paraíba, as ações sobre ensino, pesquisa, extensão e inovação nas temáticas de Energias Renováveis e Sustentabilidade.

“Foi excelente o convite da Energisa para que pudéssemos conhecer o Show Room da Inovação e apresentar o Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, suas parcerias, seus projetos em execução, laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação em diversas áreas”, pontuou o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel.

“Foi muito importante a apresentação do nosso Ecossistemas de Inovação aos diretores e a diversos profissionais no evento da Energisa, que poderá trazer oportunidades de parcerias com o IFPB, onde os desafios apresentados podem ser colocados no nosso planejamento de ações conjuntas”, comentou o diretor Valdecir Moreno.

O evento foi encerrado com a visita as instalações do Show Room de Inovação da Energisa, com a demonstração de tecnologias desenvolvidas de hardware, software e demonstração de usos. Técnicos da Energisa sinalizaram o interesse de conhecer em breve o Parque Sinergia do IFPB.

 Edição: DGCOM  com material do Parque Sinergia