Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Notícias > 2023 > Delegação Alemã visita Parque Sinergia do IFPB

Noticia

Delegação Alemã visita Parque Sinergia do IFPB

Grupo discutiu estratégias para implantação do Centro de Desenvolvimento em Energias Renováveis
por Heranir Oliveira publicado: 22/11/2023 10h15 última modificação: 22/11/2023 10h27

O Parque Sinergia e Polo de Inovação do IFPB receberam na última sexta-feira (17) representantes do Projeto ETRELA, composta por membros da RENAC (Christiane Vaneker e Jens Brand) e Global Factor (Craig Menzies e Miriam Macías).

A delegação foi recebida pelo Diretor-Geral do Polo, Prof. Erick Melo, que apresentou as atividades realizadas no Polo e conduziu o grupo por uma visita às instalações. O objetivo da visita foi conhecer as diversas possibilidades que o Polo de Inovação e o Parque Sinergia possam oferecer para estabelecer novos projetos relacionados às temáticas das Energias Renováveis e da Sustentabilidade, estas envolvidas com o Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do IFPB.Visita_Etrela_ParqueSinergia 3.jpeg

Durante a visita, foram discutidas estratégias e planos para a implantação do projeto ETRELA no IFPB, que inclui a criação do CeDDERS. Além disso, a delegação alemã trouxe sua expertise em energias renováveis, compartilhando conhecimentos e tecnologias avançadas.

O Prof. Ademar Gonçalves da Costa Junior, que lidera a implantação do Projeto ETRELA e do CeDDERS comentou sobre a visita da delegação ao IFPB. “Creio que o objetivo de mostrar o que seja o IFPB para eles, na implantação do Projeto ETRELA, e que este possa ser utilizado em diversos campi, que é uma meta de ação do CeDDERS, foi atingida. Eles puderam conhecer algumas realidades regionais e esperamos que por meio do Projeto, possamos melhorar a realidade da sociedade paraibana, ofertando cursos que possam aprimorar a empregabilidade da população em relação a temática das Energias Renováveis. A Paraíba tem um enorme potencial que precisará ainda ser aproveitado, visto ainda que, além das fontes de energia solar e eólica, ainda temos o grande potencial de aproveitamento da biomassa e do hidrogênio renovável”

De acordo com o Prof. Erick, “Essa parceria poderá promover a colaboração na pesquisa e no desenvolvimento em energias renováveis, contribuindo para a sustentabilidade e inovação na região. O CeDDERS será um centro de referência no campo, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral”. Também ressaltou que “essa visita representa um passo importante na promoção de práticas sustentáveis e no avanço da tecnologia em energias renováveis no IFPB e na região, fortalecendo laços internacionais e possibilitando um futuro mais verde e sustentável”. Visita_Etrela_ParqueSinergia 3.jpeg

Também estiveram presentes, Elaine Oliveira (Diretora de Extensão Tecnológica), Maria Cleidenia (Diretora de Administração de Finanças do Polo de Inovação), Michel Dias (Coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais do Polo de Inovação), Valdecir Moreno (Diretor de Inovação Tecnológica), Gilvan Andrade Junior (Coordenador do curso de Engenharia Elétrica)

DGCOM com informações do Parque Sinergia