Você está aqui: Página Inicial > Sinergia > Lampião Maker > Projetos > Realizados

Realizados

por Marcéu Adissi publicado 16/06/2022 22h51, última modificação 16/06/2022 22h51

Lampejos de Arte e Cultura no mundo Maker



Edital nº 25/2021 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS Campus João Pessoa (PROGRAMAS DE EXTENSÃO)

     O  Programa “Lampejos de Arte e Cultura no mundo Maker” é um espaço de fomento que alia a tecnologia às atividades e ações artístico-culturais de forma criativa e inovadora. A organização, implementação e montagem de um espaço de educação Maker em conexão com a cultura e as artes, possibilita a experimentação de processos de aprendizagem criativos através de ações coletivas voltadas  às linguagens artísticas, bem como a criação de um espaço de compartilhamento de experiências e colaboração mútua, garantindo um ambiente personalizado que incentive a realização de atividades artístico-culturais criativas e articulação entre os saberes. Falar sobre cultura e arte é pensar no homem e na sociedade, favorecendo a intuição, a criatividade e o desenvolvimento do conhecimento nas diversas áreas dos saberes. Sendo assim, esse Programa pretende contribuir com  o bem-estar físico, intelectual e emocional dos discentes, servidores técnico-administrativos e docentes durante o processo de retomada gradativa e seletiva das atividades presenciais de ensino, pesquisa, extensão e administrativas no campus João Pessoa, através do fomento de projetos, eventos, cursos, oficinas, exposições, apresentações e ações culturais que valorizem o vínculo entre público e artista nas mais diversas linguagens das diversas linguagens artísticas como: teatro,  fotografia, dança,  circo,  performances,  música,  artes visuais,  cinema  e  literatura, aliados à inovação.


Edital Nº35/2020 SETEC/MEC



     O LAMPIÃO Maker será criado com o objetivo de auxiliar os professores e os técnicos administrativos em educação, e ainda toda a comunidade interna e externa, no desenvolvimento da cultura maker ou cultura do “aprender fazendo” e do “faça você mesmo”.
     A partir desse Laboratório, esperamos incentivar a criação e ampliação de novas formas de pensar, de aprender e de fazer, que sejam sustentáveis e guiadas pela criatividade e pelo protagonismo discente e que, acima de tudo, sejam sustentadas pelo espírito de solidariedade e da colaboração.