Você está aqui: Página Inicial > Serviço de Informação ao Cidadão > Institucional

Institucional

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 06/07/2016 16h07, última modificação 11/05/2023 14h59

Apresentação



O Instituto Federal da Paraíba - IFPB é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e Cultura - MEC. Referência em ensino profissional no estado da Paraíba, o IFPB conta com 11 unidades (campi) espalhadas pelo estado, além de outras 10 unidades em processo de implantação. As unidades são gerenciadas pela Reitoria, que tem sede na capital, João Pessoa.

Os campi em funcionamento são: Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.

Os campi em processo de implantação são: Areia, Catolé do Rocha, Esperança, Itabaiana, Itaporanga, Mangabeira (João Pessoa), Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Pedras de Fogo.

O IFPB oferece diversos cursos presenciais e a distância, nas modalidades integrado ao ensino médio, subsequente, superior e pós-graduação. Todos gratuitos.

Nossa Missão


 

Ofertar a educação profissional, tecnológica e humanística em todos os seus níveis e modalidades por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, na perspectiva de contribuir na formação de cidadãos para atuarem no mundo do trabalho e na construção de uma sociedade inclusiva, justa, sustentável e democrática.

Visão


 

Ser uma instituição de excelência na promoção do desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico de forma ética e sustentável beneficiando a sociedade, alinhado às regionalidades em que está inserido.

Valores


 

Ética

Requisito básico orientador das ações institucionais;

Desenvolvimento Humano

Fomentar o desenvolvimento humano, buscando sua integração à sociedade por meio do exercício da cidadania, promovendo o seu bem-estar social;

Inovação

Buscar soluções para as demandas apresentadas;

Qualidade e Excelência

Promover a melhoria contínua dos serviços prestados

Transparência

Disponibilizar mecanismos de acompanhamento e de publicização das ações da gestão, aproximando a administração da comunidade;

Respeito

Ter atenção com alunos, servidores e público em geral;

Compromisso Social e Ambiental

Participa efetivamente das ações sociais e ambientais, cumprindo seu papel social de agente transformador da sociedade e promotor da sustentabilidade. 

Sobre a Reitora


 

Mary Roberta Meira Marinho

 

A Reitora do IFPB é doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre em Engenharia de Produção e Especialista em Agente de Inovação Tecnológica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Graduada em Engenharia Mecânica (UFPB) e Técnica em Mecânica na Escola Técnica Federal da Paraíba (ETFPB).

Ela ingressou no IFPB, no ano de 1994 como professora substituta e, posteriormente, foi efetivada como concursada em 1995, em João Pessoa.

Mary Roberta possui quase três décadas de experiência em gestão acadêmica e administrativa e já ocupou diversas funções públicas, entre as quais Coordenadora de Curso, Diretora de Desenvolvimento do Ensino do campus Campina Grande do IFPB e Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal da Paraíba.