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Ambiente organizacional - Técnico administrativo

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 29/05/2016 13h04, última modificação 26/03/2020 14h52

O que é

Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

Fundamentação legal

Decreto 5.824/2006

Observações

A definição do ambiente organizacional de cada servidor é um documento necessário para a maioria das solicitações feitas pelos Técnico-Administrativos às Unidades de Gestão de Pessoas, no que diz respeito à capacitação e à qualificação. Ela é imprescindível, por exemplo, na formalização de processos de Incentivo à Qualificação e no de Progressão por Capacitação.

Isso porque a concessão destes benefícios é feita a partir da análise da relação do curso pretendido ou realizado com o Ambiente Organizacional e com o cargo do servidor solicitante.

O Ambiente Organizacional é definido pela chefia imediata do servidor, com base nos anexos II e III do Decreto nº 5.824/2006.

Os servidores que passaram pelo enquadramento na nova carreira devem possuir o seu ambiente organizacional definido. Já para os que ingressaram no IFPB após esse período, é necessário que seja feita esta definição.

A mudança de Ambiente Organizacional só é possível quando servidor muda de setor de lotação e passa a exercer atividades diferentes das que fazia no setor anterior. Essa alteração também deve ser registrada via ofício emitido pela nova Chefia Imediata, devendo ser enviado à Unidade de Gestão de Pessoas à qual o servidor esteja vinculado para arquivamento na pasta funcional do interessado.

Como requerer

A chefia imediata do servidor deve utilizar os modelos para o Ofício e para o seu Anexo, quando for definir o ambiente organizacional de um servidor. Em caso de dúvidas, basta procurar a Unidade de Gestão de Pessoas do seu respectivo campus.