Sistema do IFPB para análise do RSC-TAE aguarda apenas a publicação dos critérios pelo MGI

O módulo foi desenvolvido pela equipe da DGTI/IFPB

A apresentação da documentação para solicitação do Reconhecimento de Saberes e Competências do Técnicos-Administrativos será feita através de um sistema próprio no Instituto Federal da Paraíba. A ferramenta automatizará a abertura do processo por parte dos servidores e a análise da documentação pela Comissão responsável por essa tarefa. A expectativa é de que o módulo esteja disponível tão logo os critérios de avaliação sejam divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Analista de Tecnologia da Informação Rharon Maia Guedes fez parte do desenvolvimento do sistema e explica o histórico da sua criação, que se deu por solicitação da Comissão de Avaliação do RSC-TAE no IFPB.

Inicialmente, se pensou em utilizar a ferramenta que a equipe do IFRN estava criando e importá-la para o Suap do IFPB. No entanto, o módulo potiguar só estará completo para o RSC-TAE após a divulgação dos critérios de avaliação pelo MGI. Isso colocaria o IFPB na condição de dependência e poderia retardar a concessão do benefício dos nossos servidores.

Após reuniões de alinhamento entre a Comissão, a Coordenação de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas e a Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI), decidiu-se pelo desenvolvimento de um sistema próprio do IFPB. Boa parte dos servidores da DGTI foi designada para essa missão, que foi cumprida em cerca de duas semanas, com o resultado sendo apresentado à Reitora Mary Roberta no último dia 1º de abril.

"Foi um desafio, que envolveu mais da metade da nossa equipe, cada um atuando na sua área específica e colaborando para o nosso resultado final", explica Rharon.

Estiveram envolvidos no projeto: Antonio Alves Junior, Davi Magalhães, Felipe Lemos, Ivan Soares, Jonas Pereira, Matheus Cordeiro, Rodrigo Pinheiro e o próprio Rharon.

O funcionamento do sistema

O login dos servidores acontecerá com as mesmas credenciais do Suap. Será possível a inclusão dos documentos exigidos pelo decreto e das informações item a item.

Será possível acompanhar o somatório dos pontos alcançados por meio de uma barra de progressão. Após a submissão da documentação e preenchimento dos dados pelo servidor, um processo eletrônico será aberto automaticamente.

Os membros da comissão também poderão fazer a sua análise dentro desse sistema e o interessado poderá acompanhar situações como pedido de juntada de documentos, deferimento ou indeferimento.

"Esse é mais um passo que a Comissão e todo o IFPB dá em direção a essa conquista histórica para a categoria dos TAEs. Poder contar com o empenho e parceria da equipe da DGTI fez a diferença nessa etapa do nosso trabalho", destaca Daniel Vitor, Presidente da Comissão de Avaliação do RSC-TAE.

Tags :RSC-TAE.