Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Programa de Gestão > Notícias da Comissão > Reitora do IFPB e dirigentes do SINTEFPB têm primeira reunião de 2023

Reitora do IFPB e dirigentes do SINTEFPB têm primeira reunião de 2023

Um dos temas discutidos foi a implementação do Programa de Gestão do IFPB
por Patrícia Lins publicado: 24/01/2023 16h52 última modificação: 24/01/2023 17h00

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB) nessa segunda-feira, 23. Dentre os pontos de pauta, estava a implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), que prevê adoção do teletrabalho, e questões referentes à segurança institucional. Este foi o primeiro encontro da reitora Mary Roberta com os dirigentes sindicais, desde sua posse em outubro passado.

"É um compromisso de gestão manter o diálogo com as entidades sindicais. Sempre que tivermos pontos que envolvam os trabalhadores do instituto e o desenvolvimento de nosso trabalho, estaremos abertos ao diálogo", declarou a reitora Mary Roberta Marinho. Ela ressaltou que o sindicato sempre será bem-vindo à mesa de discussões da Reitoria, inclusive para tratar de temas diversos sobre ensino, pesquisa, inovação e extensão. "Assim poderemos pensar de forma conjunta melhorias para a nossa instituição", declarou.

Sindicato avalia que reunião foi produtiva

Para os representantes do SINTEFPB, o encontro foi exitoso. "Foi uma reunião muito produtiva mesmo. Na questão do teletrabalho, nós estamos diante de um momento em que o próprio governo Lula agora revogou a última portaria que regulamentava o processo, então, nós temos consciência de que toda a regulamentação desse trabalho vai sofrer alterações, porque o governo Lula prometeu em 90 dias lançar uma nova regulamentação sobre o assunto", disse David Lobão, dirigente do SINTEFPB.

"Mas nós achamos que existe um trabalho feito, de muita discussão, muita elaboração e, nesse período, nós achamos que esse trabalho não pode ser jogado no lixo. Ele pode ser aproveitado, inclusive de forma experimental", complementou. David Lobão acrescentou que, em relação ao teletrabalho, é preciso que o servidor tenha a opção de querer aderir ou não ao novo formato. "Outra coisa, mesmo que ele decida fazer, se ele sentir prejuízos no teletrabalho, ele tem todo o direito de recusar".

O diretor Geral de Gestão de Pessoas do IFPB, Daniel Vitor, também saiu satisfeito do encontro. "Classifico como uma reunião bastante proveitosa na qual ouvimos os representantes dos servidores deste Instituto Federal em busca de objetivos e resolução de situações para a comunidade do IFPB sobre temas de extrema relevância, como o Programa de Gestão e Desempenho e a segurança institucional", afirmou o gestor. Na reunião, houve um encaminhamento para formação de uma comissão para debater a política de segurança do IFPB.

Reitora do IFPB se reúne com representantes do sindicato (7).jpg

Minuta do PGD sofre alteração

Devido à publicação da Instrução Normativa SGP-SEGES /ME nº 02/2023, que alterou novamente as normas referentes ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do governo federal, a minuta da resolução interna do IFPB sofrerá nova modificação. O documento estava em fase de revisão final pelos membros da comissão responsável pela elaboração das regras do PGD, para depois ser encaminhado à Procuradoria Federal do IFPB. Com a publicação da IN nº 02/2023, será preciso uma nova revisão do texto, para que sejam feitos os ajustes necessários à norma atual.

"Em relação ao PGD, ficou acertado na reunião que o IFPB dará andamento aos trabalhos de regulamentação com a comissão responsável, não aguardando o prazo de 90 dias para publicação de novas orientações citado na Instrução Normativa SGP-SEGES /ME nº 02/2023, tomando como base o trabalho já realizado anteriormente, com as devidas adequações necessárias constantes dos normativos publicados posteriormente, empregando maior celeridade na implementação do referido programa", acrescentou Daniel Vitor.

Saiba mais sobre o PGD no Portal do Servidor

*Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB (Fotos: DGCom)