Nova oportunidade de afastamento para pós-graduação de servidoras e servidores
O público-alvo é quem está aprovado ou cursando uma pós-graduação stricto sensu
Foram lançados hoje (05/02) dois editais que visam selecionar servidoras e servidores das carreiras docente e técnico-administrativo para usufruírem de afastamento para pós-graduação stricto sensu: O Edital nº 15/2026 é destinado a docentes e o Edital nº 16/2026 é para técnicos-administrativos.
Podem concorrer às cinquenta e seis vagas (trinta para docentes e vinte e seis para TAEs) as servidoras e os servidores que estejam inscritos, aprovados ou matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu e cuja participação no curso não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo.
Conforme o cronograma dos dois editais, os pedidos de impugnação podem ser registrados no dia 06 de fevereiro de 2026, por meio de abertura de processo no Suap.
Para se inscrever, os interessados devem acessar, no período de 09 a 13 de fevereiro, o portal de concursos do IFPB e adicionar toda a documentação exigida. É necessário observar que, dentro do portal de concursos, há um ambiente de inscrição específico para cada categoria (técnico-administrativo ou docente).
A divulgação da lista de inscritos acontecerá no dia 18 de fevereiro e o resultado preliminar está previsto para o dia 24 de fevereiro. O resultado final deve ser divulgado no dia 26 de fevereiro de 2026. O processo seletivo tem validade de 06 meses a contar da divulgação do seu resultado final.
Os afastamentos ocorrem durante os seguintes prazos:
- até 24 (vinte e quatro) meses, para Mestrado;
- até 48 (quarenta e oito) meses, para Doutorado; e
- até 12 (doze) meses, para Pós-Doutorado/Estágio Pós-Doutoral.

