Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2022 > 09 > Campanha do Agosto Dourado encerra com entrega de potes aos bancos de leite

Noticia

Campanha do Agosto Dourado encerra com entrega de potes aos bancos de leite

As doações ajudarão o aleitamento materno de várias crianças
por Patrícia Lins publicado: 02/09/2022 20h56 última modificação: 02/09/2022 20h58

O incentivo ao aleitamento materno é a principal pauta da Campanha Agosto Dourado. Mas esse aleitamento nem sempre acontece diretamente do seio materno. Quando não é possível que a mãe amamente, o bebê pode receber o leite de outras mulheres que tenham esse alimento em excesso.

A doação de leite é intermediada pelos bancos de leite, que recebem, armazenam e também distribuem o leite materno sob condições que preservam todos os seus nutrientes. 

Foi pensando em colaborar com o processo de doação de leite que a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP), em parceria com algumas unidades de Gestão de Pessoas dos campi, promoveu a campanha de arrecadação de potes de vidro, que serão utilizados no armazenamento e distribuição de leite materno.

O encerramento da campanha se deu com a doação dos potes nos bancos de leite. Em João Pessoa, o Banco de Leite do Hospital Cândida Vargas recebeu os potes doados pelos servidores da Reitoria do IFPB. A entrega aconteceu no dia 1º de setembro, das mãos do Diretor de Desenvolvimento de Pessoas, Edmundo Augusto, e da Coordenadora de Assistência ao Servidor, Janayna Alencar.

A enfermeira responsável pelo banco de Leite, Natalia Priscila agradeceu a doação e destacou que os potes têm sua importância na distribuição, na coleta e no armazenamento do leite que é doado para aquela instituição. Por serem de vidro, eles têm maior resistência ao processo de esterilização e são menos sujeitos à contaminação.

No Campus Cajazeiras não foi diferente. Uma equipe formada pela Enfermeira Valdemônica Medeiros, a Assistente de Alunos Vivianne Rolim e o Chefe de Departamento de Gestão de Pessoas Edmundo Lacerda levaram os potes arrecadados ao Banco de Leite da cidade de Cajazeiras. 

A Diretora do Banco de Leite Leila e a Enfermeira ElIis manifestaram alegria e emoção ao receberem a doação de 30 potes para coleta de leite materno e ressaltaram a iniciativa de auxílio no salvamento de vidas de diversos bebês.

Um ponto que foi ressaltado pelas equipes dos bancos de leite é que a arrecadação de potes de vidro com tampa de plástico deve acontecer frequentemente, visto que, apesar da resistência, o vidro começa a ser danificado após um certo número de esterilizações, além de haver baixas de estoque, ocasionadas pela quebra dos objetos.

Com base nisso, a Coordenação de Assistência ao Servidor designou o setor como ponto permanente de coleta de potes para leite materno. Assim, os servidores poderão contribuir durante o ano todo com o acesso ao leite materno a bebês que necessitam desse rico alimento. Também é possível doar potes diretamente nos bancos de leite de cada cidade ou região. A Cartilha da Gestante, elaborada pela DGEP, conta com a lista e os contatos dos bancos de leite do Estado da Paraíba.

registrado em: