Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2022 > 07 > IFPB realiza LNDP 2023 em todas as suas unidades

IFPB realiza LNDP 2023 em todas as suas unidades

O objetivo é elaborar o PDP do ano que vem
por Patrícia Lins publicado: 28/07/2022 16h51 última modificação: 28/07/2022 16h58

O Instituto Federal da Paraíba já deu início ao Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento de Pessoas (LNDP) para o ano de 2023. Esse levantamento deve envolver o quadro de servidores de todas as unidades do instituto, pois ele irá subsidiar o preenchimento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) e irá apontar as necessidades de capacitação e qualificação do ano de 2023.

O PDP é essencial para a concessão de:

• licença para capacitação;
  • participação em programas de treinamento (cursos, oficinas, congressos, eventos, etc);
  • afastamento para pós graduação;
  • bolsas do PIQIFPB;
  • estudo no exterior.

Em outras palavras, para que o servidor tenha acesso a algum dos benefícios acima, é preciso que a necessidade do conhecimento que vai ser adquirido nessa participação esteja prevista no PDP. Por ser um documento de construção coletiva, a participação dos servidores no LNDP deve ser efetiva.

De acordo com a nova metodologia elaborada pelo Ministério da Economia para o PDP 2023, as equipes devem se reunir e apontar as suas necessidades, registrando-as no Portal Sipec por meio da chefia previamente cadastrada. Em seguida, os registros serão submetidos para validação dos diretores / pró-reitores e avaliados pelas equipes de Gestão de Pessoas. O resultado final desse trabalho é o PDP, que segue para o Órgão Central SIPEC após aprovação do Reitor. Para saber o prazo de cada etapa, o servidor deve consultar o representante de Gestão de Pessoas da sua Unidade.

Saiba mais sobre o que é o PDP e o LNDP por meio do material elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP).