Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2022 > 05 > "Estou sempre em eterno aprendizado"

Noticia

"Estou sempre em eterno aprendizado"

Série de matérias com servidoras marca o mês das mães
por Patrícia Lins publicado: 03/05/2022 17h04 última modificação: 03/05/2022 17h09

A Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP) preparou várias ações para o mês de maio, voltado especialmente para as servidoras que são ou que estão na espera para serem mães.

Dentre elas, está uma série de matérias especiais com servidoras que vivem diferentes momentos e experiências no seu maternar.

Para dar início, trazemos o relato de Lígia Verônica Marinho Dantas Cabral, servidora do IFPB há 27 anos e atual Diretora de Cadastro, Certificação e Diplomação do IFPB.

Ligia e seus filhos

"O que falar da Lígia mãe?

Tornar-me mãe foi muito desafiador na minha vida e, ao sentir uma vida crescendo dentro de mim, fui despertada por uma força interior inacreditável. A maternidade me trouxe medos e inseguranças que aos poucos foram vencidos pelo desejo e pela responsabilidade de ensinar aos meus filhos valores éticos de honestidade, integridade, limites e solidariedade.

Foram muitas expectativas quando eu me deparei com os resultados positivos, que revelavam que eu seria mãe, pois demorei um pouco para ter filhos e na minha primeira gravidez sofri um aborto por uma má formação fetal. Depois disso, a cada teste positivo era uma vitória pra mim, um verdadeiro milagre de vida. Comemorei cada vida que ia se formando dentro de mim e desde então minha vida se encheu de ternura e amor.

Estou sempre em eterno aprendizado nessa tarefa difícil, e ao mesmo tempo atraente, de ser mãe de Mateus, 22, Filipe, 20 e Rebeca, 18.

Hoje, tento não invadir o espaço que eles estão construindo como indivíduos. Não estar liderando a tomada de decisões é bastante estranho, mas procuro, ao máximo, respeitar as escolhas deles que, na maioria das vezes, são bem diferentes das minhas.

Ser mãe é amar sem limites para o resto da vida. Manter o equilíbrio para não errar quando precisar acertar mas, quando errar, pedir perdão e continuar buscando o melhor para eles. Soltar a mão quando precisar, mas apertar  bem forte essa mesma mão nos momentos difíceis. Não deixar que meus medos sejam maiores que os sonhos dos meus filhos. Ser mãe é a minha melhor e maior tarefa como pessoa.

Meus filhos são os presentes mais valiosos que recebi de Deus e tenho muito orgulho de ser mãe.

Sempre os protegerei e os amarei com todas as minhas forças."


registrado em: