Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2022 > 05 > DGEP lança cartilha informativa para servidoras gestantes

Noticia

DGEP lança cartilha informativa para servidoras gestantes

O lançamento faz parte das ações previstas para o mês das mães
por Patrícia Lins publicado: 12/05/2022 18h12 última modificação: 25/05/2022 16h30

Dentre as ações planejadas pela DGEP para a "Campanha Mães do IFPB", está o lançamento da Cartilha da Gestante, um informativo elaborado pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e que compõe o "Programa Vem Filho por Aí". 

A intenção de elaborar uma cartilha com esse conteúdo é explicado pelo Diretor da DDP, Edmundo Augusto: "acompanhando algumas servidoras gestantes, percebemos que há muitas informações que são extremamente úteis para essa fase em que se espera um filho, mas que nem sempre há condição, por parte da servidora, de ter acesso a todas elas. Então, reunimos aquelas que julgamos ser de maior interesse e as organizamos em uma cartilha, trazendo dicas de cuidados importantes na gravidez, de como se preparar para a chegada do bebê e também de como ter acesso aos direitos da gestante e do recém-nascido".

A cartilha, além dos textos, conta com ilustrações do Diagramador Raoni Xavier, que fala sobre como foi esse trabalho: "participar da produção das cartilhas foi uma experiência nova e enriquecedora tanto para mim quanto para meu colega de setor e Programador Visual Erick Urbano, que cuidou da diagramação. Da minha parte nunca havia tido a oportunidade de ilustrar esse tema da maternidade, desenhar mães grávidas e seus pequenos, assim como seus companheiros, ou aqueles que assumem a nobre missão de adotar crianças, exigiu muito da minha criatividade e habilidade".

Raoni falou ainda sobre como foi trabalhar em conjunto com a equipe da DDP, que idealizou a cartilha, fez a pesquisa de conteúdo e elaborou os textos: "nós da Diretoria de EAD estamos muito contentes com o resultado desta parceria com a DDP para fornecer aos servidores da instituição este importante material". Também fizeram parte do grupo de produção servidores da Diretoria de Legislação e Administração de Pessoal (DLAP), prestando consultoria sobre a parte da legislação e dos direitos da servidora gestante. A revisão técnica ficou por conta da Médica Ana Luiza Rolim.

O conteúdo começou a ser elaborado em 2016 e foi produzido, como se pode perceber, com muita dedicação, carinho e a muitas mãos. "Lançar a cartilha durante a "Campanha Mães do IFPB" foi também um decisão conjunta, pois a equipe viu a oportunidade de, juntamente com as histórias reais das convidadas para a Campanha, trazer esse material para colaborar com as mães que estão à espera dos seus bebês", explica o Diretor da DGEP, Daniel Vitor.

A apresentação da cartilha ficou por conta do Reitor Nicácio Lopes, que destacou "que [ela] versa, em sua essência, sobre o amor. Amor como beleza natural do ser. O amor filial, cujas dimensões sentimentais são permanentes, cultiva a vivência da eternidade. A afeição entre pessoas independe de origem, necessita de um incessante desejo, zelo, preservação e dedicação ao outro. A relação entre filhos, mães e pais, estabelece laços cordiais que se convergem na celebrada instituição familiar".

O convite para conhecer a cartilha é aberto a todos os servidores e, como ela foi feita especialmente para a futuras mamães e para aquelas que esperam mais um filho, ficará disponível no Portal do Servidor, para ser consultada sempre que necessário. Para tanto, foi criada uma área que servirá como repositório dos conteúdos informativos elaborados pela DGEP e por instituições parceiras.

registrado em: