Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2022 > 02 > Fevereiro Roxo: saiba mais sobre a Doença de Alzheimer

Noticia

Fevereiro Roxo: saiba mais sobre a Doença de Alzheimer

Segunda matéria elaborada pelo comitê Unifica em alusão à Campanha
por Patrícia Lins publicado: 18/02/2022 08h00 última modificação: 16/02/2022 15h55

A segunda matéria que o Comitê Nacional de Saúde e Qualidade de Vida dos Institutos Federais (UNIFICA), elaborou da Campanha Fevereiro Roxo traz informações sobre a Doença de Alzheimer.

Esta patologia é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade avançada. A sua causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.


Sintomas: 

Os principais sinais e sintomas relacionados à doença de Alzheimer são o declínio progressivo de funções cognitivas como o prejuízo na memória, a perda na fluência das palavras, a alteração da orientação no tempo e no espaço, a dificuldade no planejamento das atividades e alterações do comportamento. Todos os sintomas interferem nas atividades de vida diária do indivíduo.

 

Prevenção:

De acordo com a médica Fernanda Alencar de Almeida Pereira Fabricio, as formas de prevenção estão relacionadas ao controle dos fatores de risco como:

  • controle das doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes); 

  • não fumar; 

  • praticar exercícios físicos regularmente; 

  • manter uma alimentação saudável;

  • ter sono adequado; 

  • ter atividades de lazer;

  • estimular o cérebro com atividades que exijam concentração como leituras e novos aprendizados.


Tratamento:

Como a doença é incurável, “o tratamento deve ser indicado no momento do diagnóstico da doença e envolve tanto o uso de medicação (indicado para alívio dos sintomas) quanto uma abordagem com equipe multiprofissional”, aponta a Dra. Fernanda Alencar.

Ela lista algumas dicas para manter a qualidade de vida após o diagnóstico: que todos os familiares do paciente se informem sobre a doença; como ela ocorre, situações estressoras, cuidado com a segurança; é preciso manter a socialização e o afeto com o idoso acometido; manter o tratamento com a equipe multiprofissional.



registrado em: