Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2020 > 10 > Últimos dias da Semana do Servidor trouxeram discussões sobre QVT, ansiedade e motivação

Noticia

Últimos dias da Semana do Servidor trouxeram discussões sobre QVT, ansiedade e motivação

A participação dos servidores foi ativa, através de perguntas e comentários
por Patrícia Lins publicado: 02/11/2020 10h52 última modificação: 02/11/2020 11h05

A programação da Semana do Servidor promovida pela Reitoria do IFPB, através da Diretoria de Gestão de Pessoas, se estendeu ainda pelos dias 29 e 30 de outubro, com a participação de servidores convidados, que abordaram temas relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho, à ansiedade, à capacitação e à motivação.

Na quinta-feira (29), a primeira participação foi da Nutricionista Silvia Helena Bastos, que mostrou dicas e informações de como manter uma alimentação saudável, mesmo em tempos de pandemia. Já o Professor e Educador Físico Juan Parente falou sobre estratégias para que os servidores iniciem uma atividade física e consigam também manter a regularidade da prática da atividade física. Juan mostrou que não há uma fórmula pronta para todas as pessoas e que é preciso levar em consideração as realidades culturais e ambientais ao se decidir qual atividade iniciar, inclusive como forma de se manter saudável no período de isolamento social.

O Engenheiro Civil Flávio Santiago abordou o tema ergonomia no home office e trouxe exemplos práticos de como certas atitudes e adaptações podem colaborar para um ambiente de trabalho mais saudável, ainda que seja na casa do próprio servidor.

O último dia de evento (30) contou com uma conversa sobre como prevenir e combater a ansiedade nos dias atuais, encabeçada pelo Médico Psiquiatra Thiago Viegas. No bate-papo esclarecedor e atualizado, Thiago propôs enxergar a pandemia como uma situação limite pelo qual toda a humanidade está passando, mas também como uma oportunidade para que cada um se conheça melhor. 

Além da ansiedade, a motivação também foi abordada, seja através da participação em ações de capacitação, seja através de exercícios auto-reflexivos. A administradora Izabele Linhares demonstrou como o aumento na oferta de cursos e eventos de capacitação a distância tem contribuído para que os servidores saim da rotina do home office e possam interagir com novas pessoas, ampliar o seu conhecimento e as suas experiências.

A última conversa ocorreu com os Psicólogos Alex Ribeiro e Herberth Mascarenhas que, com falas realistas e reflexivas, baseadas em teorias da Psicologia, mostraram que a motivação é algo individual de cada pessoa, visto que cada servidor reage distintamente ao ambiente de trabalho em que está inserido. 

Ao encerrarem o evento, Daniel Vitor de Oliveira e Aguinaldo Tejo ressaltaram a importância da Semana do Servidor, tanto no que diz respeito aos temas e aos convidados escolhidos, quanto à efetiva participação dos servidores, que acompanharam as três manhãs em que o evento ocorreu através do canal da TV IFPB no YouTube. Aqueles que assistiram puderam enviar perguntas e comentários, interagindo em tempo real com os convidados e com os demais colegas.

A Semana do Servidor foi realizada pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (setor ligado à DGEP) e contou com a colaboração da TV IFPB e das Tradutoras Intérpretes de Libras do Campus Patos Amanda Falcão e Marília Santos.

As gravações dos três dias de evento podem ser acessadas pelo canal da TV IFPB, através dos links abaixo:

Dia 27 de outubro: https://www.youtube.com/watch?v=BTCa1a3dGu0&t=2722s

Dia 29 de outubro: https://www.youtube.com/watch?v=tJo1KLwpONQ&t=1717s

Dia 30 de outubro: https://www.youtube.com/watch?v=qNEhGlMd7Os

registrado em: