Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Notícias > 2016 > Os atuais desafios do Serviço Público

Os atuais desafios do Serviço Público

Servidores do IFPB refletem sobre a sua profissão, com a proximidade do Dia do Servidor Público
por Patrícia Lins publicado: 27/10/2016 09h55 última modificação: 27/10/2016 09h55

Ser servidor público é uma profissão, uma paixão ou uma missão?

Com certeza, é uma escolha, pois demanda que o interessado se submeta, na maioria das vezes, a uma prova de concurso. E ao, ser nomeado para uma instituição de ensino como o IFPB, independente do cargo que se vá exercer, você passa a fazer parte de uma categoria que engloba professores e técnico-administrativos: no fim somos todos servidores públicos.

Se levarmos ao pé da letra, o objetivo diário desses trabalhadores é esse: SERVIR as pessoas, um público no qual não pode haver qualquer distinção, da melhor forma possível.

Porém, o serviço público, ao longo da História, tem vencido desafios e lutas, para que os direitos dos servidores fossem criados e garantidos. E, em tempos de crise como os que vivemos atualmente, os desafios são novos, apesar de remeter às lutas do passado.

Na semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, ouvimos servidores do IFPB sobre o que é ser servidor público e quais os desafios que enfrentamos atualmente.

Renata Almeida de Lucena Patriota - Técnico em Contabilidade no IFPB há 5 anos - Diretora de Orçamento da Reitoria

"Ser servidor público é ser alguém que, além de ter um vínculo de trabalho com entidades governamentais, tem o dever de  prestar serviço de qualidade em prol da sociedade, com zelo e dedicação".

"Um dos maiores desafios para o Serviço Público atualmente é mudar o estigma de que ser servidor público é alguém com estabilidade, que trabalha por anos sem esforço e sem dedicação".

Anderson Sousa - Professor no IFPB há 2 anos -  Coordenador do Curso Técnico Integrado em Geologia no Campus Picuí

"Acredito que a maior contribuição que eu possa estar trazendo a esse instituto é o de levar aos demais amigos dois sentimentos que sempre carrego por onde passo: Luta e Harmonia. Mas a luta que deixo explícito aqui é por ideais... por princípios... sempre em prol do desenvolvimento do Curso de Geologia do Campus Picuí, do nosso campus como um todo e de forma mais macro do IFPB. Quando a batalha se torna pessoal, por ‘A ou B’, em detrimento de um alfabeto inteiro, aí a coisa desanda. E todo este trabalho se torna mais fácil quando há Harmonia. Sempre levo para nossa Comunidade Acadêmica (Alunos, Pais, Servidores, Terceirizados) um sentimento de positividade, respeito, atenção... buscando derrubar barreiras, superar dificuldades, diminuir o ‘coleguismo’ face o importante sentimento da amizade".

"Além das adversidades políticas e econômicas que o nosso país atravessa, que afetam diretamente na qualidade dos serviços prestados, eu particularmente acredito que um grande desafio que temos como servidores é o de superar um paradigma histórico: o de que Servidor Público é aquele funcionário ocioso... descompromissado. Para mudarmos esta concepção, que parte da população ainda possui, é necessário que o Servidor absorva a essência de sua missão perante a instituição e a sociedade. É necessário muitas vezes quebrar a inércia secular. Ser audaz. Visionário. Intenso. Combativo. Proativo. O Servidor deve além de tudo ter prazer em servir e estar no seu ambiente de trabalho. E não encarar como um calvário. Os servidores públicos devem ser acometidos como um vírus por este sentimento. Como tudo na vida, quando se faz algo com paixão e determinação, o resultado será mera consequência".

Edmundo Vieira Lacerda - Marceneiro no IFPB há 21 anos - Diretor de Gestão de Pessoas do Campus Cajazeiras

"Ser Servidor Público nos dias de hoje é poder não apenas exercer um cargo público, mas ter a chance de trabalhar numa instituição de cria oportunidades para melhoria de vida das pessoas".

" Os principais desafios para o Serviço Público hoje são a reorganização das carreiras, principalmente a dos TAES;  a criação de um ambiente que permita ao TAE buscar sua qualificação; e a aceitação dos títulos obtidos junto aos países do Mercosul e as instituições livres".