Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2023 > 08 > "Quero Incluir": catálogo lista mais de 70 cursos na área da inclusão

"Quero Incluir": catálogo lista mais de 70 cursos na área da inclusão

Pesquisa de Mestrado de servidora resultou na criação de um catálogo online de cursos voltados para a temática da inclusão e práticas docentes inclusivas
por publicado: 04/08/2023 14h30 última modificação: 04/08/2023 14h47

Carina Nóbrega, servidora do Instituto Federal da Paraíba e técnica em enfermagem no Campus Santa Rita, comemora a conclusão bem-sucedida do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (PPGAES/UFPB) é especialmente destinado aos servidores das Instituições Federais de Ensino Superior, buscando proporcionar formação teórica sobre políticas públicas de gestão e avaliação da educação superior, promovendo a reflexão crítica entre os participantes. Durante o programa, cada mestrando é incentivado a apresentar um produto com características inovadoras, que contribuam para a instituição na qual a pesquisa foi realizada.

A dissertação de Carina Nóbrega, intitulada "Desafios às práticas docentes inclusivas no Instituto Federal da Paraíba", resultou na criação de um catálogo online de cursos voltados para a temática da inclusão e práticas docentes inclusivas. A página também reúne links relevantes para legislações e publicações sobre o tema da inclusão, proporcionando um recurso valioso para a comunidade acadêmica e demais interessados.

O produto desenvolvido por meio da pesquisa realizada com docentes do IFPB tem como objetivo auxiliar os profissionais a encontrar capacitações voltadas para a inclusão. Notou-se, durante a pesquisa, que alguns docentes manifestaram interesse em participar de cursos sobre essa temática, o que motivou a criação da página. Atualmente, o catálogo conta com mais de 70 cursos disponíveis na internet, todos de forma gratuita.

Carina Nóbrega ressalta que a página não pretende resolver todos os desafios apontados pelos docentes na pesquisa, mas visa contribuir para a promoção de uma cultura de inclusão e valorização da diversidade no ambiente educacional do IFPB.

A página é aberta à colaboração de todos os interessados e recebe sugestões de cursos e capacitações sobre a temática da inclusão e diversidade. Se você tem alguma sugestão, é possível contribuir acessando o endereço eletrônico: https://queroincluir.my.canva.site/.

Essa iniciativa busca promover ações efetivas em prol da inclusão, estendendo o convite a todos que queiram participar ativamente desse processo. A construção conjunta da página reforça o compromisso de tornar a educação cada vez mais inclusiva e igualitária.