Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2023 > 05 > Discentes do IFPB campus Santa Rita participam da V Olimpíada de Cartografia

Discentes do IFPB campus Santa Rita participam da V Olimpíada de Cartografia

A competição é organizada pela UFRJ nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras
por publicado: 23/05/2023 11h18 última modificação: 21/06/2023 12h46

A equipe do IFPB - Campus Santa Rita, composta pelos discentes Samuel José Bezerra da Silva (3º ano do Curso Técnico em Informática), Jenifer Nares de Sousa, Liany Emanuelle Ricardo dos Santos e Kauâ Macedo Azevedo (2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente), coordenada pelo docente de Geografia Marco Llarena, participou da etapa I da V Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC 23), que ocorreu de 08 a 12 de maio. O evento é fruto de um projeto coordenado pelo Laboratório de Cartografia e Geoinformação (LABCART) do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com as Universidades UFPR, UFRJ, UFMS, UFRRJ, UERJ, ELTE, IFPA, UFAM, Secretarias de Educação de Saquarema e Itaboraí (RJ), com apoio do CNPq/MCTI/FNDCT.

A OBRAC tem como principais objetivos estimular nas escolas o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia; contribuir com conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas relacionadas ao espaço geográfico; promover a socialização de docentes e discentes por meio de atividades em equipe; e fomentar a formação de recursos humanos para atuação nas áreas de Cartografia e Geotecnologias.

A 5ª edição da OBRAC, com o tema "Amazônia no Mapa", será realizada em 3 etapas e 5 fases, de acordo com o Regulamento disponível no website (http://olimpiadadecartografia.uff.br/obrac-2023/), juntamente com o cronograma das atividades. As etapas serão realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle. Haverá dois tipos de testes: teórico (Etapa I: Fases 1 e 2) e prático (Etapa II: Fases 1 e 2). A pontuação na Etapa I consistirá no número de respostas corretas e no tempo de realização do teste, sendo estas fases eliminatórias. Na Etapa II, serão produzidos vídeos sobre as atividades a serem desenvolvidas, demonstrando o envolvimento das equipes nas propostas. As três melhores equipes (podendo chegar a quatro) na Etapa II avançarão para a Etapa III (Final), no Rio de Janeiro. A prova presencial será uma Corrida de Orientação. A soma das notas das Etapas II e III determinará a equipe campeã da V OBRAC. As despesas da viagem para o Rio de Janeiro serão custeadas pelo Projeto OBRAC 2023.

A equipe do IFPB campus Santa Rita foi classificada para a Fase II da Etapa I, que será realizada no período de 23 a 27 de maio de 2023.