Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2022 > 04 > Iniciado o Curso de MEI do Qualifica+ Progredir no IFPB Campus Santa Rita

Iniciado o Curso de MEI do Qualifica+ Progredir no IFPB Campus Santa Rita

O curso segue com as inscrições abertas para as próximas turmas
por publicado: 28/04/2022 14h06 última modificação: 29/04/2022 11h53

Na última terça-feira (26), foi realizada a aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual (MEI) no Campus Santa Rita do IFPB. O curso é gratuito e foi ofertado pelo Programa Qualifica+ Progredir em parceria com Instituto Federal da Paraíba e a prefeitura municipal.

No primeiro dia, os(as) discentes receberem o kit de boas vindas e logo após tiveram a oportunidade de conhecer toda a equipe por trás da organização do evento e do curso. Em seguida, foi preparada uma dinâmica pela equipe a fim de garantir uma boa interação com os(as )estudantes. O evento teve a participação de um casal empreendedor da cidade de Santa Rita, Thaiana Cinthia, que levou esperança e inspiração para os(as) aluno(as).

A aluna Raquel disse que não vai perder um dia de aula. “Prestei atenção em tudo bem direitinho. Eu adorei. Vou agarrar sim esta oportunidade. Sou artesã e tenho certeza que depois deste curso vai alavancar minhas vendas”.

img08.jpeg Segundo o coordenador adjunto do Programa no IFPB Santa Rita, Aléssio Trindade, a palestra foi muito inspiradora. “A empreendedora da região começou do nada e hoje tem mais de quatro lojas, em dois anos da pandemia”, frisou.

O professor Aléssio destacou que a aula inaugural começou com a fala dos próprios estudantes. “Eles puderam discutir e refletir sobre seu projeto de vida, sobre as atividades que têm à disposição para potencializar o negócio. A partir daí foi colocada a dinâmica do curso”.

O coordenador destacou a presença de três gestores de secretarias municipais de Santa Rita para dar as boas-vindas às turmas. Entre eles, a secretária de Assistência Social, Amália da Silva Pereira, que é parceira na captação de matrículas e no apoio à realização do curso.

A Coordenação Geral do Programa Qualifica Mais Progredir no Instituto Federal da Paraíba também se fez presente às atividades. O coordenador Rhenan Weber Borges Varela comentou que o curso é o primeiro a ser realizado no turno da noite no campus Santa Rita, possibilitando uma maior aproximação do IFPB com a comunidade local. img01.jpeg

“É com muita satisfação e felicidade que concluímos a implantação das primeiras turmas do Qualifica Mais Progredir no IFPB. Agradecemos a todos e todas que de alguma forma contribuíram para esse feito. Os alunos compareceram em número satisfatório e pudemos perceber a alegria de cada um deles. E desejamos que todos realmente sejam felizes no IFPB e que na nossa Instituição eles possam encontrar novos caminhos que lhes proporcionem a realização de sonhos e de seus projetos de vida”, ressaltou Rhenan.

O diretor geral do Campus Santa Rita, Sabiniano Rodrigues, também deu as boas vindas aos novatos do curso de qualificação profissional. São duas turmas com 60 alunos. O curso de Formação Inicial e Continuada tem 160 horas de duração.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas já para as próximas turmas por meio do formulário clicando aquiO curso proporciona ao aluno(a) um auxílio no valor de R$10,00 por cada aula assistida, tem duração de 3 meses e é voltado para a comunidade das cidades de Campina Grande, João Pessoa e Santa Rita que sonham em abrir um negócio e/ou se formalizar como MEI.

Texto: Kananda Souza (estagiária de jornalismo) e Ana Carolina Abiahy (jornalista do IFPB)