Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2022 > 03 > Urgente: IFPB terá voto presencial no processo de consulta para Reitor e Diretores Gerais

Destaque

Urgente: IFPB terá voto presencial no processo de consulta para Reitor e Diretores Gerais

Decisão foi tomada por unanimidade na manhã desta quinta-feira (24) pelo Conselho Superior
por publicado: 30/03/2022 09h33 última modificação: 30/03/2022 09h33

Em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (24), o Conselho Superior do IFPB deliberou por realizar o processo de consulta para o cargo de reitor (a) e diretores (as) gerais 2022 em formato presencial com urnas convencionais e cédulas impressas. A decisão foi tomada por unanimidade após a apreciação do parecer relatado pelo conselheiro Lício Romero Costa e discutida pelos membros do conselho.

Em suas considerações, o relator Lício Romero defendeu a presencialidade das eleições tendo em vista o retorno às atividades presenciais da grande maioria das unidades do IFPB. A princípio foi defendida a proposta de utilização do sistema Helios Voting nos locais de votação, mas devido à inviabilidade de tempo hábil para a adaptação do sistema a esse formato, explanada pelo Presidente da Comissão Eleitoral Central, Fábio Albuquerque, foi deferida a proposta de utilização das urnas e cédula impressa.

“O conselho se mostrou preocupado com a participação da comunidade, na legitimação, na participação efetiva durante o processo eleitoral. Este é um momento singular, não temos a receita pronta, estamos numa atmosfera peculiar da pandemia. Temos um compromisso com o IFPB de fazer um processo democrático e transparente a altura da instituição e não permitir que a nossa instituição seja posta em dúvida. A decisão unânime expressa a confiança que o conselho tem na comissão eleitoral central”, afirmou o Reitor Nicácio Lopes, Presidente do Conselho Superior.

Lício Romero lembrou da importância enquanto educadores de mobilização da comunidade acadêmica para exercer o direito democrático de voto. “É nosso dever enquanto educadores construir o processo da melhor forma possível e o papel que temos nesse processo é muito importante”, disse. O Conselheiro Adriano Melo também defendeu a presencialidade das eleições como forma de minimizar as tentativas de deslegitimação do processo: “O nosso desafio é garantir as condições para que ocorra o pleito, garantir os protocolos formais e institucionais com um processo legítimo e impermeável para que nossa instituição continue democrática como sempre foi”, afirmou.

Com a decisão, uma nova reunião extraordinária do Conselho Superior será realizada na próxima segunda-feira (28) para tratar sobre a regulamentação com base no modelo de votação presencial, levando em consideração as especificidades dos campi que ainda não realizaram o retorno pleno das atividades presenciais e a votação em trânsito.

As eleições para a escolha do novo reitor (a) do IFPB e diretores (as) gerais de 16 campi da instituição ocorrem no dia 06 de abril em primeiro turno.

registrado em: