Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2021 > 08 > IFPB vai aplicar pesquisa para conhecer realidade dos alunos egressos e perspectivas futuras

Questionário eletrônico será enviado para ex-alunos que se formaram a partir de 2017
por publicado: 09/08/2021 12h43 última modificação: 09/08/2021 12h43

O Instituto Federal da Paraíba quer conhecer a opinião dos ex-alunos em relação à formação obtida e a situação profissional dos egressos no mundo do trabalho. Para isso a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) através da Diretoria de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis lança esta semana uma pesquisa por meio de um formulário eletrônico.

A pesquisa faz parte do Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) e constitui uma ação importante para a organização das atividades voltadas para os ex-alunos. Representa também um canal de comunicação direta para atualização de dados, obtenção de informações e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do IFPB. O trabalho é coordenado pela comissão geral do PAE em conjunto com representantes das comissões locais de cada campus.

Egresso “é o estudante que efetivamente concluiu os estudos regulares, estágio, e outras atividades previstas no plano de curso e está apto a receber ou já recebeu o diploma” (MEC, 2009).

Pesquisa

A pesquisa junto aos egressos do IFPB será aplicada através de um questionário eletrônico que será enviado para o e-mail dos ex-alunos que concluíram o curso a partir de 2017. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ressalta que as informações serão sigilosas e usadas exclusivamente pelo IFPB.

A análise junto a este público também abre oportunidade de feedbacks dos egressos através de comentários, sugestões e críticas em relação a aspectos diversos, tais como, os reflexos do processo de ensino-aprendizagem para carreira profissional e o aproveitamento da formação no mundo do trabalho.

Jorge Luís Garcia, concluinte em 2020 do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Campus Sousa, acha importante o fato do IFPB querer saber como os egressos estão após a conclusão do curso, e se considera realizado por ter sido aluno da instituição. “O IFPB me possibilitou uma excelente aprendizagem, ainda não exerço a função de técnico em Meio Ambiente, mas os conhecimentos que obtive seguirão comigo por toda minha vida” disse.

*Texto: Heranir Oliveira- equipe DGCOM / Arte: Luzivan Silva- Programador Visual do IFPB