Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2021 > 02 > Projeto de extensão promove a inclusão da agricultura de precisão

Noticia

Projeto de extensão promove a inclusão da agricultura de precisão

O objetivo foi apresentar e tornar ao alcance dos produtores da agricultura familiar um programa de manejo da fertilidade a partir da agricultura de precisão
por publicado: 02/02/2021 13h34 última modificação: 03/02/2021 09h33

O IFPB, Campus Santa Rita, desenvolveu um projeto de extensão no Edital PROBEXC, no ano de 2020, cujo objetivo foi apresentar e tornar ao alcance dos produtores da agricultura familiar um programa de manejo da fertilidade a partir da agricultura de precisão, utilizando novas ferramentas de racionalização no uso de insumos para melhoria dos resultados econômicos e ambientais da produção agrícola local, na perspectiva da preparação para a revolução 4.0 na Agricultura.

A Agricultura de Precisão (AP) é uma metodologia gerencial que leva em conta a variabilidade espacial da produção agrícola. A percepção das alterações e o manejo adequado, otimizando o uso de insumos agrícolas, aumentando, assim, a produtividade e a qualidade do cultivo, bem como benfeitorias ambientais, ou seja, a AP é uma intensa aliada para o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis.

ORGANICOSDODEDE.jpgO local escolhido para desenvolvimento do projeto foi a propriedade Orgânicos do Dedé, localizada no Município de Lucena/PB, região metropolitana de Santa Rita/PB.

Mesmo diante da Pandemia, culminando com paralisação das atividades presenciais, o projeto de extensão alcançou resultados extraordinários, do ponto de vista da modelagem da proposta como política pública, incluindo agricultores familiares no contexto da agricultura de precisão.

Para a execução do projeto, foram realizados levantamentos aerofotogramétricos, com o auxílio de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), objetivando delimitar a área de interesse, o gradeamento e os pontos regulares para coleta e posterior análise do solo.

Os extensionistas, com a participação dos agricultores familiares, coletaram e, em seguida, enviaram ao laboratório asMALHA_SEU_DEDE_terreno.jpeg amostras de solo, para determinação das análises físicas e químicas.O projeto contou com a participação de 4 discentes do IFPB, Campus Santa Rita, que desenvolveram seus trabalhos de forma remota, porém, tiveram participação ativa na construção do trabalho e nos resultados obtidos no estudo. As discentes bolsistas foram Wanessa Tayllane Gonçalves dos Santos, do 2° ano de Meio Ambiente e Marilia Santos do Nascimento, do 2° ano de Informática; contou também com duas discentes voluntárias: Ana Klara de Sousa Galdino, do 2° ano de Meio Ambiente, e Maria Istefani Oliveira Fernandes da Silva do 2° ano de Meio Ambiente.

IMG-20201217-WA0009.jpgTenho certeza de que não teria uma outra oportunidade de receber tamanho aprendizado, como recebi neste projeto. Conheci novas tecnologias, como o drone, sem falar das áreas do geoprocessamento e georreferenciamento, além dos novos softwares que pude conhecer, como o Qgis e ArcGis. Nunca tinha ouvido falar sobre “Agricultura de Precisão”, mas não apenas conhecer como entrar e ver como seu mundo funciona, foi a melhor oportunidade que tive. Ainda que de forma remota, pude participar mesmo estando distante e aplicar todos esses estudos e estatísticas que rodeiam essa área em propriedades de pequenos agricultores, fazendo com que a educação mudasse a realidade destas pessoas foi muito recompensador, afirma Marília Santos discente bolsista do projeto.

Através da interpretação dos resultados das análises do solo, foram confeccionados mapas de recomendação na área analisada, indicando por exemplo a variabilidade e necessidade de calagem/correção da acidez do solo.

IMG-20201217-WA0018.jpgSegundo André Luiz, coordenador do projeto de extensão, o projeto irá monitorar o desenvolvimento da produtividade, embora a literatura forneça um indicativo de aumento de produção em torno de 30 a 60% só com a calagem do solo. O projeto toará de incentivo para demais proposta de inclusão da agricultura 4.0 ao pequeno produtor e servirá de modelo e laboratório para outras iniciativas no universo do Ensino, Pesquisa e Extensão no IFPB Campus Santa Rita, a exemplo de uma proposta incorporação há uma disciplina nesta área de estudo, utilizando a base do projeto como referência no conteúdo, aplicando a curricularização de modo efetivo.

Professora Anamaria de Sousa Duarte coordenadora de Extensão e Cultura do IFPB do Campus Santa Rita e extensionista voluntária no projeto, afirma que a proposta é de enorme relevância para o desenvolvimento da agricultura familiar, uma vez que a inserção da agricultura de precisão na agricultura familiar é extremamente importante, pois a grande maioria dos agricultores familiares não têm acesso às novas tecnologias e usam práticas agrícolas rudimentares, o que diminui o poder competitivo de seus produtos, bem a sustentabilidade de suas comunidades. Assim, estudos como esse permite que agricultores familiares maximizem a sua produção, prezando pela sustentabilidade e segurança alimentar.

foto_nc3.jpegSeu Dedé, parceiro social, afirma que o projeto foi de grande importância para a agricultura local. O projeto trouxe muito conhecimento para o nosso dia a dia no campo, ajudando a conhecer melhor os nutrientes do solo e melhorar nossa produção, tudo que vir para melhorar a vida do agricultor familiar é decisivo para nos manter produzindo o alimento saudável para a população.’’

Com o recurso do Projeto de Extensão foram adquiridos meia tonelada de calcário para correçãoImagem1.jpg do solo e doados para a área de estudo na perspectiva do acompanhamento produtivo a médio prazo, a intenção é demonstrar que é possível com o auxílio das instituições de ensino, incluir o pequeno produtor rural na revolução digital da agricultura, possibilitando que trabalhos desta natureza, possam se tornar políticas públicas consolidadas, alavancando o desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais do setor produtivo da base da economia solidária.