Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2021 > 02 > Estudo do IFPB aponta vulnerabilidades na SubBacia Hidrográfica do Rio Tibiri em Santa Rita

Noticia

Estudo do IFPB aponta vulnerabilidades na SubBacia Hidrográfica do Rio Tibiri em Santa Rita

Pesquisa faz parte de uma força tarefa criada entre entidades de proteção ambiental
por Heranir Oliveira publicado: 18/02/2021 11h46 última modificação: 18/02/2021 11h49

Um estudo realizado pelo IFPB Campus Santa Rita, indica que o Rio Tibiri, principal manancial destinado ao abastecimento hídrico local, apresenta áreas classificadas com alto índice de vulnerabilidade erosiva. A pesquisa faz parte de uma força tarefa criada entre entidades de proteção ambiental para atuação na sub-bacia do Rio Tibiri, com intenção de identificar os potenciais problemas e apresentar soluções na tentativa de revitalizar o manancial.

A análise sinaliza que, no período chuvoso, os sedimentos podem comprometer a qualidade das águas que chegam até a estação de tratamento, gerando crises temporais (falta de abastecimento) ou até mesmo um colapso hídrico no município, provocando insegurança no tratamento e distribuição.

O estudo se concentrou na região do alto curso do Rio Tibiri, onde se localizam suas principais nascentes e afluentes, foram utilizadas técnicas de geoprocessamento e visitas ao local para mapear o potencial erosivo da SubBacia hidrográfica.

Foram analisados multicritérios que influenciam a erodibilidade no alto curso do rio, a exemplo do tipo de solo, litologia, cobertura vegetal, declividade, precipitação, além do uso e ocupação das terras, atribuindo valores específicos a cada um, segundo o grau de importância dos fatores, aliados à modelagem algébrica dos mapas.

Um dos principais resultados obtidos foi a produção do mapa de Uso e Ocupação do Solo, demonstrando que 48,49 % da área analisada, apresentam a classificação de solo exposto. A agricultura, especificamente do abacaxi, predominante na região, corresponde a 87,30 hectares. Além do solo exposto, uma classe se destaca na contribuição da vulnerabilidade ambiental à suscetibilidade erosiva, são as áreas degradadas por mineração, que correspondem a 155,74 hectares no alto curso do Rio Tibiri.

USO E OCUPACAO DO SOLO OK.jpeg

Segundo Sildo Alves de Morais, educador ambiental e um dos autores do trabalho, o estudo na realidade é um sinal de alerta, ao poder público, responsável pela concessão da produção do sistema de abastecimento de água, assim como pela proteção e fiscalização de Áreas de Preservação Permanente, sobretudo áreas de rios e mananciais que abastecem comunidades. Há em curso uma significativa probabilidade de um colapso no abastecimento d’água no município de Santa Rita, pois o estudo teve como foco o trecho do alto curso do rio Tibiri, área de vulnerabilidade e grande fragilidade, que interfere através da erosão nos afluentes e diretamente no curso do rio Tibiri.

‘’O IFPB como uma instituição científica e tecnológica, tem por obrigação desenvolver ações que visem transpor os muros e aproximar os avanços acadêmicos em prol do desenvolvimento dos arranjos locais, contribuir com a conservação do principal manancial do município de Santa Rita/PB é decisivo para a sustentabilidade hídrica, gerando benefícios para toda população santa-ritense", aponta André Luiz, coordenador de Inovação e Pesquisa do IFPB Campus Santa Rita e um dos autores do trabalho.

O trabalho científico foi publicado no conceituado VX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos realizado em novembro de 2020 e pode ser consultado clicando aqui.

Os autores consideram que a avaliação das áreas susceptíveis à erosão no Alto Curso do Rio Tibiri fornecerá subsídios à tomada de decisão dos órgãos competentes, viabilizando um manejo adequado, evitando que os impactos avancem para níveis irreversíveis.

registrado em: