Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 09 > Estação de Tratamento de Efluentes de Pernambuco recebe visita técnica

Estação de Tratamento de Efluentes de Pernambuco recebe visita técnica

Discentes do Curso Técnico em Meio Ambiente visitam Estação de Tratamento de Esgotos do Parque Dois Irmãos
por publicado: 17/09/2018 16h40 última modificação: 17/09/2018 16h40

No dia 14 de setembro, os alunos concluintes do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFPB Campus Santa Rita realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Efluentes do Parque Dois Irmãos, localizada em Recife-PE.

O sistema adotado na ETE do Parque Dois Irmãos é o NBS, de fabricação da empresa Saneacqua Ambiental Nordeste LTDA, que utiliza o processo de oxidação avançado (POA). Segundo o Diretor Comercial da empresa, Abraão Rodrigues, a planta utiliza a cavitação do sistema de bombeamento para promover a elevação de temperatura e pressão, com consequente quebra da molécula de água e formação da hidroxila, que é um oxidante poderoso e acaba por reagir quimicamente com os elementos presentes na água, gerando a oxidação.

A planta, que pode ser utilizada para o tratamento de efluentes domésticos e industriais, tem como principais vantagens: remoção de nitrogênio e fósforo sem adição de produtos químicos, menor custo operacional e com manutenção, área e tempo de implantação menor, simplicidade na rotina diária e simplicidade e baixo custo de automação. Outra vantagem destacada pelo diretor Abraão Rodrigues é que a planta opera sem geração de odor e sem geração de lodo (sem leito de secagem).

“A visita técnica à ETE do Parque Dois Irmãos certamente enriqueceu os nossos conhecimentos e abriu nossas mentes para a problemática em questão. Na oportunidade, os alunos puderam acompanhar todo o fluxo de tratamento do esgoto; da captação à destinação do efluente tratado. O fato de ser uma planta simples e compacta, facilitou bastante o entendimento da tecnologia adotada pela empresa Saneacqua e dos processos físico-químicos”, comentou o professor Luzidelson Ribeiro.

“A visita à ETE do Parque dois Irmãos foi muito importante para a nossa formação, pois tivemos a oportunidade de ver na prática o funcionamento de uma estação de tratamento de esgotos, antes apresentada somente em sala de aula”, afirmou Vanessa Cristina, aluna do 3º ano do Curso de Meio Ambiente.