Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2018 > 09 > Turma do curso Técnico em Meio Ambiente realiza visita técnica ao SERTA

Turma do curso Técnico em Meio Ambiente realiza visita técnica ao SERTA

Agroecologia e Permacultura foram temas de capacitação para discentes do 2º ano que participaram
por publicado: 24/09/2018 16h00 última modificação: 24/09/2018 16h00

Durante os dias 18, 19 e 20 de setembro, 31 alunos do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente participaram de uma visita técnica às instalações da Escola SERTA, localizada em Glória de Goitá, na Zona da Mata pernambucana. Na oportunidade, também participaram de uma capacitação em Agroecologia e Permacultura, com direito a certificado. Fizeram parte da delegação, além dos 31 discentes, os professores Luzidelson Ribeiro e Esther Maria e a pedagora Rosicleia Monteiro.

O Serta, Serviço de Tecnologia Alternativa, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que tem como missão formar jovens, educadores e produtores familiares, para atuarem na transformação das circunstâncias econômicas, sociais, ambientais, culturais e políticas, na promoção do desenvolvimento sustentável do campo. Para mais informações, visitar a página www.serta.org.br

A capacitação faz parte do planejamento da disciplina de Agroecologia e Permacultura. Durante a visita, os discentes puderam aprender um pouco mais sobre os diversos biomas do nosso país, em especial do Nordeste brasileiro, e sobre as seguranças hídrica, alimentícia, energética e de nutrientes. Diversas atividades de campo foram desenvolvidas, entre elas a construção de canteiros, adubação, cobertura e plantio de hortaliças. Os alunos também conheceram a casa ecológica e diversas tecnologias sociais como o sistema de aquaponia, o eco cooler, a refrigeração evaporativa, o bio água, aquecedores e forno solar e biodigestores. Puderam também conhecer diversos materiais utilizados na bioconstrução, as formas de captação e armazenamento de água e o sistema de compostagem.

Para a aluna Jessy Kelly, “de nada adianta todo o aprendizado obtido se não tiver atitude! Quero aplicar algumas técnicas na minha casa, junto com a minha família”.

Meus sinceros agradecimentos ao IFPB e ao SERTA por nos proporcionar momentos inesquecíveis, de muito conhecimento e aprendizagem, e principalmente por nos mostrar como a natureza é incrível e que devemos a cada dia, preservar e buscar meios sustentáveis para cuidar do nosso planeta”, comentou a aluna Gabriela Oliveira.

O agroecologista e coordenador do Serta, Prof. Roberto Mendes, destacou que a visita proporcionou uma grande troca de conhecimentos entre as duas instituições e mais uma vez reforçou a importância da parceria, firmada desde 2012. “As unidades de Ibimirim e de Glória de Goitá estarão sempre de portas abertas para o IFPB, para o desenvolvimento de capacitações, novas tecnologias e outras parcerias", afirmou o Prof. Roberto. Ele ainda completou: “espero em breve visitar as instalações definitivas do Campus Santa Rita e que possamos desenvolver algo juntos, com a participação dos nossos alunos”.