Você está aqui: Página Inicial > Santa Rita > Notícias > 2016 > 08 > Curso de Extensão destaca Patrimônio Cultural

Curso de Extensão destaca Patrimônio Cultural

Campus Santa Rita inicia curso de extensão Patrimônio Cultural de Santa Rita: Educação para a Cidadania
por publicado: 23/08/2016 09h23 última modificação: 23/08/2016 09h23

A primeira aula do Curso de Extensão PATRIMÔNIO CULTURAL DE SANTA RITA: EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA do campus Santa Rita aconteceu na última sexta-feira (19/08/2016). Este curso visa atender o anseio da comunidade em conhecer o patrimônio cultural santa-ritense. Tal desejo foi expresso durante a Câmara de Extensão, realizada em novembro de 2015. Nesta ocasião, foi destacado o potencial do município de Santa Rita na área de turismo histórico religioso, pois Santa Rita possui o titulo de “cidade patrimônio” e por isso tem potencial para realização de trabalhos que discutam educação patrimonial com a comunidade.

Fazendo parte do Programa de Extensão INVENTARIANDO A TIBIRILADE, este curso também é mais uma atividade do Núcleo de Extensão da Rede Rizoma DESENVOLVIMENTO CULTURAL E CIDADANIA EM SANTA RITA (DCCSR). Com o objetivo de proporcionar uma discussão junto aos alunos participantes, sobre o conceito de patrimônio cultural (evolução do conceito), será desenvolvida uma reflexão sobre a diversidade sociocultural do Bairro Tibiri II, localidade onde está inserido o IFPB Campus Santa Rita. Esta comunidade possui grande potencial cultural, com representação tanto pelo patrimônio imaterial (dança, música, peças de teatro, eventos profanos e sacros), bem como, outros lugares que marcam exemplares de sua cultura material (praças, igrejas e pontos de encontros de jovens com grande participação e festividades).

O curso é ministrado pelos docentes Antônio de Souza Luna, Darllan Neves da Rocha, Gêlda Karla da Silva Marques e tem o apoio pedagógico de Gerlane Barbosa da Silva e Diego Ribeiro Almeida. Com uma carga horária de 30h, foram oferecidas 35 vagas, preenchidas por alunos e membros da comunidade externa do IFPB Campus Santa Rita.