Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2023 > 11 > Semana da consciência negra começa com palestra

Semana da consciência negra começa com palestra

Babalorixá debateu intolerância religiosa no Campus Santa Luzia
por Clara Marinho publicado: 20/11/2023 16h27 última modificação: 28/11/2023 09h24

Segundo a Fundação Cultural Palmares, instituição pública brasileira vinculada ao Ministério da Cultura do país, o Dia da Consciência Negra é fundamental para “refletir sobre a contribuição da cultura negra em nossa sociedade”, como informa seu site oficial.

A data conhecida como Dia da Consciência Negra faz parte do calendário escolar desde 2003, quando há 20 anos a Lei Federal 10.639 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Mas foi só em 10 de novembro de 2011 que o governo oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra pela lei 12.519, como explica o site do Ministério da Cultura do Brasil.

Ações afirmativas como a lei de cotas para pretos, pardos e quilombolas também são significativas quando se fala na luta pela inclusão do povo preto na sociedade. Nesse Dia da Consciência Negra o IFPB celebra a data, e comemora a ampliação das cotas no Processo Seletivo dos Cursos Técnicos (PSCT) para o ano que vem para o grupo dos quilombolas.

Neste dia 20 de novembro, o NEABI do IFPB Campus Santa Luzia, coordenado pelo professor Joselito Eulâmpio, deu início a uma série de eventos alusivos ao dia da consciência negra, que traz em sua programação: palestras, filmes, apresentações artísticas, leitura de búzios e outros.

Dentre os convidados do primeiro dia está o babalorixá Elton de Tobossí que ministrou uma palestra sobre a “Intolerância às religiões de matrizes africanas no Brasil”. Na ocasião, o babalorixá, falou sobre a importância da luta contra o racismo e a intolerância religiosa na região. Elton disse que é preciso haver mais que tolerância entre os povos, “é necessário que haja respeito e amor ao próximo”, disse.

Para Joselito Eulâmpio, coordenador do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do Campus Santa Luzia, “o momento é de reflexão ao longo da semana, onde traremos diversos formatos de debates sobre a cultura negra. Aproveito para convidar toda comunidade para fazer parte desses momentos que se estendem até o dia 23”, disse.