Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2023 > 11 > Campus Santa Luzia receberá visita de delegação alemã

Noticia

Campus Santa Luzia receberá visita de delegação alemã

Instalação de projetos de energia renovável está na pauta
por Clara Marinho publicado: 14/11/2023 13h33 última modificação: 16/11/2023 15h28

Na próxima quinta-feira, dia 16, o Campus Santa Luzia receberá uma delegação de representantes de empresas de consultoria alemã. A visita tem como objetivo a implantação de um Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade no IFPB (CDDERS).

As empresas que estarão presentes no encontro são: a Global Factor e a Renewables Academy (Renac), especializadas em soluções e treinamento na área energética e climática. Ambas já estiveram em João Pessoa, onde se reuniram com a reitora Mary Roberta e alguns diretores de campi, incluindo Jerônimo Nóbrega. O diretor do campus Santa Luzia classificou o momento como "uma reunião histórica entre representantes do Brasil e Alemanha, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), discutimos a promoção de uma cooperação internacional robusta para fortalecer as energias renováveis. Unindo nossos esforços, visamos não apenas impulsionar a transição energética, mas também fomentar a pesquisa conjunta, intercâmbio de conhecimento e capacitação de profissionais”.

As duas empresas realizarão um mapeamento da instituição, analisando os currículos dos cursos e identificando barreiras com o objetivo de melhorar a educação e a formação em energia renovável e eficiência e energética. A comitiva é formada pelos consultores: Craig James Menzies (Global Factor); Miriam Macias (Global Factor); Christiane Vaneker (Renac) e Jens Brand (Renac).

De acordo o Diretor do Campus Santa Luzia, o Projeto Etrela representa uma emocionante iniciativa de cooperação na América Latina, centrada no avanço das energias renováveis. Ao unir esforços regionais, buscamos impulsionar o desenvolvimento sustentável, priorizando fontes limpas de energia. Este projeto visa não apenas fortalecer a matriz energética, mas também promover a inovação, pesquisa e troca de conhecimentos entre os países participantes.

Segundo Jerônimo Nóbrega, “nosso encontro será objeto de uma análise para possível instalação de um laboratório, do projeto no nosso campus. Junto com a delegação alemã, faremos visitas às empresas Rio Alto e Neoenergia com objetivo de potencializar nossas parcerias”, acrescentou.

Por Clara Marinho

Com informações de Patrícia Nogueira

registrado em: