Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2023 > 09 > Atividades diversas marcam o aniversário do Campus Santa Luzia

Atividades diversas marcam o aniversário do Campus Santa Luzia

Dia foi de comemorações
por Clara Marinho publicado: 21/09/2023 11h07 última modificação: 04/10/2023 12h29

A manhã do dia 21 de setembro foi de comemoração no IFPB Campus Santa Luzia. O dia marca os seis anos de implantação do campus que transformou o cenário educacional da cidade, trazendo um polo de educação pública gratuita que engloba pesquisa e extensão para Santa Luzia e região.

As comemorações começaram com a implantação do projeto de arborização do campus com o plantio de mudas de árvores, em alusão ao dia da árvore. Para a diretora de ensino, Anna Aline, “o momento é muito marcante, pois estamos tentando trazer mais vida para nosso campus recém inaugurado com o plantio de árvores, que trarão mais qualidade de vida para nossa comunidade”.

Na sequência, os alunos e servidores seguiram para o auditório onde aconteceu uma roda de conversa sobre saúde mental com o médico psiquiatra Dr. Edivaldo Guedes. Na ocasião ele discorreu sobre quadros de depressão e ansiedade em jovens e como procurar ajuda. O psiquiatra falou ainda sobre a importância da campanha setembro amarelo para a valorização da vida.

“Os jovens têm sido os mais afetados em quadros de depressão e ansiedade no momento, é importante buscar ajuda especializada o quanto antes. Diminuir o uso de redes sociais que tem sido gatilho para muitos e praticar a higiene do sono”, aconselhou.

Em seguida, os alunos assistiram a uma apresentação da história do campus feita pelos diretores Filipe de Sá (Diretor de Administração) e Jerônimo Nóbrega (Diretor Geral).

Historiografia do Campus

O Campus Santa Luzia foi criado em 21 de setembro de 2017, por força da Portaria Ministerial Nº. 1213/2017. Antes, porém recebeu a nomenclatura de Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica Santa Luzia (CREPT) criado em 2014, em fomento às ações de expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O Centro de Referência foi criado para atender as necessidades da região, dentro da perspectiva de interiorização da educação profissional e tecnológica.

No segundo semestre de 2017 foi realizada a primeira oferta de cursos regulares, especificamente o Curso Técnico em Informática na modalidade Subsequente, com entradas semestrais de 40 vagas. Já no ano de 2019 iniciamos a oferta do Curso Técnico em Informática na modalidade Integrado. Já com os olhos voltados para o futuro, no primeiro semestre de 2020 iniciamos a oferta do Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energias Renováveis. E no primeiro semestre de 2024 iniciará também o curso técnico em Sistemas de Energias Renováveis na Modalidade Integrado.

Fotos: Clara Marinho e Leandro Carvalho