Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2023 > 06 > Campus Santa Luzia realiza primeira cerimônia de certificação na sede definitiva

Noticia

Campus Santa Luzia realiza primeira cerimônia de certificação na sede definitiva

Evento foi marcado por emoção de concluintes e servidores
por Clara Marinho publicado: 20/06/2023 09h27 última modificação: 03/08/2023 15h19

A cerimônia de certificação dos concluintes dos cursos técnicos integrado e subsequentes do IFPB Campus Santa Luzia é um momento de transição que fica marcado na memória de estudantes e seus familiares. O evento que reuniu 22 concluintes do curso integrado e cinco dos cursos subsequentes aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 16. 

A certificação foi a primeira cerimônia realizada na sede definitiva do campus e ocorreu no auditório, com a presença das famílias dos concluintes. O momento foi de muita emoção com a entrega dos certificados e a fala dos oradores e homenageados da noite. 

Em seu discurso, Sâmia Roberta, oradora da turma do curso técnico integrado em Informática fez um apanhado do que a turma viveu durante os anos de isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. “A turma do técnico integrado em informática que ingressou no ano de 2020 tinha muitos desafios a serem vencidos pela frente e sequer imaginávamos. Nós somos uma turma atípica, com um mês de aula tivemos os laços cortados e logo entramos em um isolamento de 2 anos por uma pandemia devastadora”, disse. 

O orador da turma do curso subsequente em Informática Francisco Canindé também pontuou as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Ele disse que é chegado o momento de sua turma dar uma resposta positiva à sociedade. “Sairemos daqui com o certificado em mãos, mostrando que estamos prontos e capazes para atuar como profissionais competitivos no mercado de trabalho”, acrescentou. 

O concluinte e orador do curso subsequente em Sistemas de Energia Renovável também citou o que foi preciso enfrentar devido ao isolamento social. Ele disse que o momento era de gratidão aos professores e aos servidores em geral do IFPB Campus Santa Luzia.  

A pedagoga Francinaide Souto se emocionou com a fala de Sâmia e, como madrinha e patronesse dos concluintes, emocionou os presentes com seu pronunciamento. Além dos agradecimentos pela escolha do seu nome, destacou “a sensação de dever cumprido e a emoção de estar à frente dos alunos sobreviventes da pandemia. Alunos que, mesmo vivendo e sobrevivendo as consequências daqueles dias nebulosos, se reinventaram, alimentaram suas esperanças em dias futuros e assim como os educadores tiveram que ressignificar sua prática docente, eles ressignificaram sua vida estudantil, seu jeito de ser, pensar e se fazer estudante, e hoje, concretizavam a conquista de todo o esforço e empenho devotado a sua vida acadêmica", disse. 

Os professores, padrinhos e madrinha das turmas, Alexandre Moura Costa, Joselito Eulâmpio e Alexsandra Chaves também discursaram e deixaram suas mensagens de encorajamento aos profissionais recém-formados.  

O professor e Diretor Geral do Campus encerrou a noite com seu pronunciamento no qual citou o valor da educação emancipatória, libertadora e transformadora ofertada pelo Campus Santa Luzia. “Nos alegramos nesta noite por ter cumprido com a missão de prepará-los como profissionais cidadãos, para atuarem no mundo da tecnologia. Vocês estão aptos para construir um novo Brasil, e uma sociedade mais inclusiva, justa e democrática”, disse. 

registrado em: